Top 5: tendências do mercado de luxo que devem se consolidar este ano

O mercado de luxo vive um momento de mudanças que vem promovendo uma verdadeira revisão dos conceitos que tradicionalmente se relacionam com o setor. Não é exagero dizer que passamos por uma era de quebra de paradigmas e que, sem sombra de dúvidas, o futuro do segmento de alto padrão será muito diferente do seu presente.

A boa notícia, tanto para os consumidores quanto para as marcas e empresas que atuam no setor, é que o segmento vem se desenvolvendo e de acordo com um relatório divulgado pela empresa de consultoria Bain & Company, em 2019, o mercado de luxo deve fechar com um crescimento na ordem de 6%, o que deve gerar um movimento financeiro em torno de 260 bilhões de euros em vendas.

Ainda que muito desse resultado positivo se deva ao excelente momento do mercado chinês, que vêm atraindo a atenção das principais marcas de luxo do mundo, muitos países europeus como a França e a Inglaterra também vem apresentando um cenário bastante otimista, especialmente em função da ampliação da atividade turística.

O estudo divulgado pela Bain & Company também destacou cinco tendências que devem guiar o mercado no seu futuro próximo. São elas:

Sustentabilidade

Buscar formas de diminuir os impactos ambientais e sociais nos métodos de produção não é apenas um interesse das organizações do setor. A sustentabilidade se tornou uma bandeira dos consumidores e as marcas que valorizam essa questão tendem a ter cada vez mais a preferência do público.

Tecnologia Digital

Muito além da internet e das mídias sociais, as tecnologias digitais irão impactar toda a cadeia produtiva de um negócio e somente as marcas que souberem atuar com eficiência também nessa área continuarão a fazer sucesso.

Compartilhamento

O compartilhamento e as novas formas de consumo que democratizam o acesso aos bens de alto padrão tem um crescimento garantido no futuro do setor. O sucesso expressivo da Airbnb, por exemplo, pode servir como um termômetro deste novo interesse.

Novos consumidores

Os consumidores das novas gerações, especialmente no mercado chinês. O poder de compra desse público tende a aumentar mais, ampliando sua participação nos resultados do setor.

Experiências

Muito além da qualidade do produto ou da tradição da marca, o processo de aquisição dos bens de luxo cada vez mais terá relação com as experiências oferecidas pelas marcas.

Crédito das imagens: Reprodução.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.