TL12 – Delírios de uma noite de verão, por Daniela Busarello

TL12 – Delírios de uma noite de verão, por Daniela Busarello
Normal seria falar de sonhos… desses que temos todos os dias… desses de verão… que aqui começa dia 21 de junho, com a fête de la musique.
Hoje prefiro falar de delírios, daqueles que vão além das expectativas, que extrapolam a imaginação e nos fazem sentir mais vivos  e ir ainda além dos sonhos… trago espaços de ontem e de hoje que causam sentimentos e sensações. Espaços que fazem valer à pena se locomover, viajar, conquistar a vida real!
Começo pelo mais delirante dos personagens.

TL12.1d_sanderson TL12.1ba_sanderson TL12.1_sanderson
#marco polo de saias: Sanderson Hotel, Morgans Hotel Group (Ian Schrager) by Philippe Starck and Denton Corker Marshall, 2000.
Ok, é um antigo hotel, mas está aqui porque não é um hotel, é um statement. Causa sensação e emoção a cada passo. O tom de boas-vindas acontece com o sofá Mae West Lips, 1937 por Salvador Dalí, cortinas que formam planos, design enigmático, erótico e de estilo Napoléon. Poltronas cisnes, olhos que observam, cachorros em portrait e uma catedral gótica como sala de jantar. Atmosfera surrealista como um sonho de Cocteau.

www.morganshotelgroup.com/originals/originals-sanderson-london

TL12.2_koolhas
 
#savoir_vivre:  Villa Dall’Ava, Arquitetura: OMA Rem Koolhas, 1983.
Sonho de conhecer este ícone da arquitetura, concebida pelo maestro Koolhas, que na época ainda não era ninguém.
Senhor e Senhora B à procura de uma bela arquitetura chegam ao jovem holandês com o desejo de realizar uma casa com um grande programa em um terreno pequeno.

A solução foi se adaptar ao terreno e criar uma forma estreita e comprida, com “caixas” sobrepostas, transpostas, uma no térreo totalmente transparente em contato com o jardim. Em cima dela, uma suspensa revestida com painéis em alumínio da cor dos tijolos das residências vizinhas. E uma terceira “caixa” sustentada por uma floresta de pilotis. A arquitetura valoriza a privacidade de cada um dos três moradores e, ao mesmo tempo, integra a família entre si, com o jardim e a paisagem. Mergulho nas estrelas, com a piscina na cobertura e vista para a Tour Eiffel.

#memória : Maraviglioso Boccaccio, um filme dos irmãos Vittorio e Paolo Taviani
O filme é maravilhoso. Fotografia, cores, mãos, tecidos, detalhes possíveis de sentir (o tato, o perfume, o gosto). Amarelos dourados, verdes, maçãs e cerejas. A toscana. A Itália. De chorar de tão lindo. Sobre o amor. Do tempo que o amor era tudo que mais importava. Um delírio de quando o amor era a razão do viver e do morrer.
TL12.4a_Oak-Pass-Main-House (1) TL12.4b_Oak-Pass-Main-House
#sacro: Oak Pass House, Arquitetura: Walker Workshop, 2015.
Sul da California, uma casa para um violinista. Delírio: um lugar silencioso para apresentar performances de música clássica. dentro e fora florestas de carvalho.
mais fotos aqui
TL12.5c_voodoo TL12.5b_voodoo TL12.5a_voodoo
#profano: Voodoo Ray’s London, Arquitetura: Brinkworth Design, 2015.
Ao estilo de Nova Iorque. Serve cocktails, cerveja e pizza em fatias dentro de uma arquitetura que é uma explosão de neons, desenhos geométricos e cores cítricas. Três contêineres, informalidade, espontaneidade, como pede o verão e todos os pic-nics. O luxo está nos ingredientes: mozzarella fior di latte, molho de tomate Napolitano e depois da meia-noite, sabores picantes como o “full moon slice” salpicado de maionese japonesa.
TL12.6a_celine TL12.6d_celine TL12.6b_celine 
 
 #savoir_faire : Céline, London, 2015.
Mais uma acertada da Phoebe Philo, diretora artística da marca Céline (LVMH), que desenhou com sua equipe um manifesto ao “respeito pelo artesanato, materiais brutos, pesquisa e inovação do saber-fazer (savoir-faire). A loja londrina é minimalista, colorida, rica em texturas e ousadia: madeira escura na fachada e no interior um belo e inusitado tapete de lâminas de mármore e pedras semi-preciosas. Se completa com um banho de luz criado por grandes “janelas” horizontais (zenitais) e um tapete metáfora à um campo gramado, para experimentar os sapatos. O design-arte foi concebido especialmente pelo artista dinamarquês FOS (Thomas Poulsen) que colabora com uma série de objetos únicos especialmente para o local: maçanetas em ferro fundido, uma cama-sofá, uma  mesa central , além de luminárias e vitrines. London calling NOW!

#lux: “France is in the air” campanha 2015 da Air France:  livre, fresca, leve, bela, alegre, exuberante e delirante !!! !
TL12. delírios de uma noite de verão, por daniela busarello www.danielabusarello.com