TL10. To D or not to D ? Design Week Milano – 14 a 19 abril de 2015

D
dear …
design…
dream …
drawing
desire
delight
dance
dj
diversão
democracia
diversidade
destino
escolher sete fotos para falar de sete dias de uma das semanas mais intensas do planeta-design-terra… é  impossível!!!!!!
intensidade de qualidade, quantidade, encontros, conversas, aprendizado, troca.
peças únicas, artesanato, design-arte.
múltiplos e milhares, indústria e repetição.
todas as necessidades: supérfluos e imprescindíveis, belos e estranhos, bem humorados e melancólicos.
sonho de hoje, realidade de amanhã.
de um, de dois, de muitas mentes criativas.
daqui, dali, do mundo e de outras galáxias.
Brasil, Bélgica, França, Itália, Japão, para começar… sabe-se lá onde “terminar” ou re-começar.
A apresentação desta pluri-explosão acontece em Milão, Itália.
Cidade aparentemente austera, cinza e monumental.
Se você der uma chance ao acaso e aos bons endereços vai entrar nas suas profundezas, descobrir segredos inimagináveis, jardins da babilônia, palazzos de luxúria e riqueza… arte povera, criatividade e inovação. Berço do bom gosto, da espontaneidade, naturalidade, intuição e bom humor: da gastronomia ao design, passando pela moda e o sorrisocomabocabemaberta.
Segue uma micro-mini amostra do que vi, vivi, experimentei. Viagem através de palazzos, reis, rainhas, hábitos e polêmicas contemporâneas.

TL10.1_campanas1

#marco polo de saias:  Objets Nomades, Louis Vuitton, diversos designers, 2012-2015.
Em 2012, a Louis Vuitton inicia uma coleção de “objetos nômades”. Convida designers mundiais para criar móveis dobráveis e acessórios de viagem que expressem o luxo, estilo e estética da marca francesa. Este ano são 16 objetos entre uma rede by Atelier Oi, luminárias minimalistas by Nendo, poltronas e banquinhos by Atelier Oi e Raw Edges , balanças Urquiola e Campanas, estantes by Damien Langlois Meurinne. Orgulho de ver nossos Irmãos Campana presentes com dois projetos: Maracatu e Cocoon. Deliciem-se com as fotos…intuição, desejo e prazer…
Palazzo Bocconi, corso Venezia 48, Milano : muitas fotos aqui. 
TL10.2_atelier clerice3 TL10.2_atelier clerice
#savoir_vivre:  Atelier Clerici, 2015
No Palazzo Clerici entre diversas exposições, encontrei três apresentações que surpreendem por serem “alternativos-inteligentes”: Maniera galeria de Bruxelas, um manifesto sobre criar ou não criar novos designs e um livro sobre “a vida das coisas: a cama”. Este passeio resultou em conversas com os designers, troca de contatos e futuros projetos à conquistar. Foto do espaço: Delfino Sisto Legnani & Marco Cappelleti.
TL10.3a_nilufar
#memória Italia : Nilufar Gallery, Nina Yashar, 2000 e Nilufar Depot, Massimiliano Locatelli, 2015.
Nilufar Gallery fica “somente” na via della Spiga, burburinho do luxo milanês. É orquestrada por Nina Yashar, a marchant de design mais célebre. A galeria é o epicentro do design de Milão faz 15 anos. É de chorar, e ficar sem respirar pelo bom gosto, a escolha de peças raras desenhadas na metade do século além de peças de design contemporâneo. Este antigo endereço é uma pequena amostra da grande caverna de “Ali Babá” de objetos garimpados nestes 30 anos… que ela abriu nestes dias o Nilufar Depot. É um galpão de 1500 m2, com estrutura metálica aparente que se inspira do Teatro alla Scala: o piso em cimento e cortinas em pseudo-veludo vermelho (na verdade um material tecno-plástico) formam as “paredes virtuais” dos três andares-balconys que abrem para o atrium-vazio central. Luzes de neon, teatralidade, dramaticidade, personalidade de objetos e recantos. Tive o grande privilégio de conversar com ela e me sentir envolvida por toda essa criação por uma boa grande hora. Na foto é ela ali sentada… observando feliz o seu império conquistado! http://www.nilufar.com
TL10.3b_sergio rodrigues
#memória Brasil: Tributo à Sérgio Rodrigues por Linbrasil, na exposição Brazil SA, Università degli Studi di Milano, de 14 de abril à 24 de maio de 2015.
Sérgio Rodrigues é um dos grandes expoentes do móvel moderno no mundo, e um dos últimos a nos deixar. Nascido em 1927 no Rio de Janeiro, faleceu na mesma cidade aos 86 anos, em 2014, ano em que comemorou seis décadas de atuação no design de móveis e na arquitetura. Sempre teve como conceito retomar o espírito da simplicidade da casa indígena, integrando passado e presente na cultura material brasileira. Realizou objetos que traduziam o espírito efervescente de uma época em que tudo era “novo”: da Bossa ao Cinema. Apaixonado pela madeira brasileira, fez mais de 1200 projetos de móveis, a maioria de cadeiras. Conhecida de todos, a Poltrona Mole faz fama… “Na Poltrona Mole não se senta, refestela-se”, segundo o jornalista Sérgio Augusto. Ou, “tem o dengo e a moleza libertina da senzala” pelo sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho. Além de ser considerada “um dos 30 assentos mais importantes do século 20”, em livro de 1975, pelo crítico e designer Clement Meadmore. Sérgio recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, foi tema de diversas exposições, e em 2012 foi fundado o seu Instituto com o intuito preservar seu acervo, promover e incentivar o conhecimento e o diálogo sobre a arquitetura e o design brasileiros. http://www.linbrasil.com.br
 
TL10.4_Mindcraft1 TL10.4_Mindcraft2
#sacro:  Mind Craft15, design dinamarqueês, chiostro Minore di San Simpliciano, 2015. 
Um projeto que ousa e encanta por sua cenografia em harmonia com o contexto histórico, um claustro. Piso todo espelhado, reflete o céu, a alma, o interior do universo. Reflete os objetos expostos. mimetiza indústria e artesanato e valoriza a delicadeza e sutileza das fronteiras entre necessidade e desejo. http://mindcraftexhibition.com/
TL10.5b_CarloeCamilla TL10.5a_CarloeCamilla
#profano I: Carlo e Camila in Segheria, 2014.

Um chefe estrelado Michelin, Carlo Cracco e o diretor artístico Tanja Solci se unem para conceber o mais falado restaurante da cena Milanesa. Prêmio da revista Wallpaper, está instalado dentro de uma antiga serraria, na família desde 1930. A arquitetura se mostra “nua e crua”: paredes em concreto aparente contam a história do lugar, e se contrapõem aos lustres antigos de cristal , às cadeiras ultra moderna e contemporâneas Cappellini, peças de Ron Arad, Jasper Morrison e Ross Lovegrove. Duas longuíssimas mesas, 65 pessoas, dispostas em sentido ortogonal como uma cruz para rezar e agradecer a atmosfera teatral e a gastronomia dos deuses. http://www.carloecamillainsegheria.it/

 TL10.5c_stomago vuoto
#profano II: Stomaco Vuoto (Estômago Vazio), Fundação Il Lazzaretto, 2015.

Design, arte e palavra em exposição, a partir de um conceito criativo de Linda Ronzoni, Andrea Vitullo e Alfred Drago. 17 artistas e designers interpretam esta questão tão simples e tão complexo que é o jejum. Um tema-provocação à EXPO 2015, cujo tema é a comida “Nutrire il Pianeta, Energia per la Vita”. É uma oportunidade para uma reflexão inédita sobre um tema tão controverso e também rico de possibilidades em termos criativos e provocativos. Em um tempo de bulimia de comida, de notícias, de conexões virtuais. Em um tempo onde tem aqueles que comem demais, aqueles que não tem nada e os que escolhem nada comer… http://astomacovuoto.illazzaretto.com/

TL10.6_marni
#savoir_faire: Marni, Mercado de Paloquemao, 2015.

a Marni, marca de moda, é sempre um exemplo presente no Fuori Salone. Pela terceira vez apresenta um projeto de moda-design-artesanato-sustentabilidade-valorização cultural. Este ano se inspira do tema das frutas exóticas de terras longínquas para recriar um pedacinho do Mercado de Paloquemao, de Bogotá na Colômbia. Cada peça-escultura-fantasia é única e declinada em diversos coloridos, realizadas em metal e pvc, que podem servir de centro de mesa ou mini-gigantes porta-tudo. Entra-se no grande espaço através de um jardim, óbvio. O todo inspira alegria e descontração: uma grande mesa, frutas exóticas espalhadas, sucos de frutas, pratos de lata pintados à mão com antigos desenhos de arquivo Marni, frutas-esculturas-típicas da região como abacaxi, pera, tipo de mamão e maracujá longilíneos, desenhos nas paredes, público descolado. E claro, bolsinhas para fazer as compras… mas… todas vendidas à poucos privilegiados. Cada peça foi realizada por um grupo de mulheres colombianas que através deste trabalho puderam viver uma condição de independência e emancipação econômica. Toda a venda do Mercado de Paloquemao Marni é beneficente ao grupo de mulheres. Marni Mercado de Paloquemao, viale Umbria 42 Milano http://www.marni.com/experience/en/event/marni-mercado-de-paloquemao/

 TL10.8b_nendo
#lux I :  Nendo, retrospectiva de 1 ano de trabalho, Museo della Permanente, 2015.
incansável, minimalista, inventivo, unânime, prolixo… é o studio japonês Nendo. Expõe mais de 100 produtos desenhados no ano passado para 19 marcas mundiais, num espaço branco, puro, organizado, múltiplo e imaculado… palavras que também explicam o seu design-origami.
TL10.8d_ingo TL10.8e_ingo
#lux II :  GuddeVol What We Do Counts, Ingo Maurer, light designer, 2014 e 2015.
GuddeVol são cinco objetos iluminados desenhados especialmente para a Place des Hauts-Fourneaux, Belval, Esch-sur-Alzette, Luxembourg. Estas luminárias urbanas funcionam quase como OVNIs estacionados neste espaço aberto instigante e lúdico renovado em 2014. Local de história e indústria de uma antiga siderúrgica onde hoje é considerado um dos mais ambiciosos projetos de revitalização urbana da Europa. Em meio à complexas arquiteturas de tubos, escadas, chaminés que chegam a 82 e 94 metros de altura… Ingo Maurer contribui com seu humor e poesia para acalentar este cuore urbano.
What We Do Counts , é também uma brincadeira, mas acima de tudo uma importante mensagem ! Preste atenção : “O que nós fazemos conta !”
busarello_mose1 copie busarello_mose2 copie
#meu luxo mundano
pegar o avião e estar lado a lado com os tops designers franceses: India Mahdavi, Matali Crasset, Irmãos Bourrolec.
conversar com Arnaldo Antunes e Philippe Starck na exposição Brazil SA…
e melhor de tudo… fazer parte da exposição BRAZIL SA na Univerità degli Studi di Milano: 3 vasos MOSE únicos, numerados e assinados, feitos em vidro soprado, em Murano.
 
TL10_fim4 TL10_fim3 TL10_fim1 TL10_fim2 
 
#tudoaomesmotempoagora