A sustentabilidade como diferencial no turismo de luxo

O Principado de Mônaco é um dos principais destinos mundiais quando o assunto é o turismo de luxo. Além de sediar uma das mais empolgantes etapas do calendário da Fórmula 1, o país, que é considerada a segunda menor nação do planeta, é conhecido por atrair visitantes milionários em grande número. Para se ter uma ideia do potencial turístico de Mônaco, com apenas dois quilômetros quadrados, o país recebe o mesmo número de visitantes anuais que o Brasil.

Aliando luxo, arte, glamour, o admirado ar mediterrâneo e paisagens cuja beleza é de tirar o folego, o país quer que a sustentabilidade seja um de seus mais importantes diferenciais no segmento de viagens. A ideia é adotar práticas sustentáveis nas mais variadas etapas do processo turístico em busca de uma parcela cada vez maior e mais significativa de visitantes que leva o assunto a sério.

Aliando luxo, arte, glamour e belezas de tirar o folego, Mônaco também quer ser referência em matéria de sustentabilidade turística.

Em uma entrevista dada durante sua visita recente ao Brasil, Corinne Kiabski, diretora de comunicação do escritório de turismo de Mônaco, destacou que a busca de ações ecologicamente e socialmente corretas já acontece há bastante tempo no Principado. “Desde a década de 1980, o príncipe Alberto II está envolvido com esta causa e com o turismo responsável. Estamos de olho na geração millenium, formada por jovens preocupados com meio ambiente. Esta é uma oportunidade de saber conversar com esses jovens preocupados com o futuro do planeta e atraí-los para cá” destacou Corinne.

E até mesmo a gastronomia do país deve agregar de forma ainda mais intensiva as práticas sustentáveis na elaboração das receitas que tanto agradam os visitantes. Uma das ideias é valorizar os produtores que em pequenos espaços atendem a demanda da rede hoteleira e gastronômica do país, oferecendo produtos que primam pela qualidade. A iniciativa de Mônaco, de privilegiar as práticas sustentáveis, vem ao encontro do conceito que se consolida cada vez mais no setor de alto padrão: o de que a sustentabilidade é o luxo do futuro.

Crédito das imagens: Reprodução.