Sabores e história de uma verdadeira tradição do inverno: o foundue

Vem da Suíça uma das mais deliciosas tradições dos dias de frio: o fondue. Embora todas as épocas do ano sejam indicadas para saborear essa iguaria gastronômica, os meses em que o frio dá o tom, especialmente entre o outono e o inverno, são uma época mágica para mergulhar nos sabores e na tradição desse ícone da culinária mundial.

Embora a origem do nome remeta à França, a palavra foundue deriva do termo francês fondre, que significa derreter, o prato tem origem suíça. Um detalhe bastante curioso e que aumenta ainda mais essa confusão é que foundue é uma palavra de gênero feminino, ou seja, o correto seria dizer a foundue.

De acordo com informações do site La Vecchia Cucina “a receita mais antiga de que se tem notícia foi encontrada em um livro de culinária de 1699, publicado em Zurique, na Suíça. A receita original da foundue suíça leva os queijos gruyère e emmental. Mas hoje, há diversas variações do prato e cada região usa o queijo produzido no próprio lugar. A versão mais conhecida para o surgimento da foundue conta que, para evitar a perda de queijo produzido em excesso, os camponeses suíços da Idade Média passaram a derreter as sobras em um grande caldeirão, com um pouco de álcool para melhorar a conservação. Durante o preparo desse creme, havia o hábito de experimentar a mistura com pedaços de pão para testar o tempero”.

Seja através da receita tradicional com queijo (acima) ou com os sabores do chocolate (no alto da página) saborear um foundue é uma verdadeira experiência de luxo

Com o passar dos anos, a tradição foi mudando e, se nos dias de hoje, o foundue apresenta versões modernas bem distantes da original suíça, o prato ainda é uma fonte de luxo e sabor. O foundue de chocolate, exemplo dessas mudanças pelas quais atravessaram o prato, foi criado há pouco mais de meio século. Foi na década de 1950 que o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, de Nova York, compôs a receita que unia de forma brilhantemente harmônica chocolate derretido e frutas da estação.

Seja seguindo a tradição do queijo, se modernizando com a doçura do chocolate ou ainda se deliciando com a versão que ressalta a textura e os gostos da carne, saborear um fondue em um ambiente aconchegante é uma verdadeira experiência de luxo, no inverno ou no verão.

Crédito das imagens: Reprodução.