Sabores de luxo

2

A gastronomia é uma área do conhecimento humano que bebe diretamente na fonte da história. Afinal de contas, os desejos alimentares e o fascínio pela descoberta de novos sabores fez a humanidade criar receitas que vem se perpetuando com o passar das gerações.

Um bom exemplo desse eterno encantamento pela história gastronômica é o sorvete. Sua origem remonta há mais de três mil anos, época em que os chineses misturavam neve com fruta. Essa técnica foi atravessando o tempo e o espaço até que os árabes começaram a fazer caldas geladas chamadas sharbet, que dariam origem aos sorvetes contemporâneos.

E a criatividade dos chefs só fez aumentar o interesse das pessoas por essas delícias geladas. Se a união de sorvete com frutas ou chocolate é amplamente consumida em todos os lugares do mundo, existem verdadeiros sabores de luxo servidos em restaurantes especiais que elevam a outros patamares a apreciação do sorvete.

No Maine, nos Estados Unidos, uma sorveteria criou um sabor com um dos crustáceos mais admirados do planeta: a lagosta. O sorvete é fabricado com manteiga, baunilha e lagosta fresca.

Ainda em território norte-americano, só que em Nova Iorque, a Van Leeuwen apresenta opções que brincam com a mistura de sabores salgados e doces como o arroz negro doce.

E se não há limites para o prazer de apreciar um delicioso sorvete, também não há limites para a inventividade dos criadores. Para aqueles que buscam novidades há sorvete de berinjela, cerveja, salmão defumado com cream cheese e até mesmo chouriço com caramelo.

E não há forma melhor para celebrar o Dia do Sorvete do que se entregando aos prazeres deliciosamente luxuosos dessa iguaria gastronomia.  Escolha o seu, tradicional ou exótico, e delicie-se celebrando esta que é um das datas mais gostosas do ano.

Crédito da imagem: Reprodução.