Sabor clássico, receita inovadora

1

As tecnologias de automação já estão presentes há muito tempo nos mais diversos segmentos da indústria e apresentam como grandes vantagens o aumento da produtividade e o encurtamento dos prazos.

A utilização dos robôs já é uma prática usual em setores que vão da construção civil, passando pela indústria alimentícia até chegar à produção de medicamente. Mas, o que dizer da utilização de seres robóticos para fazer uma tradicional e saborosa pizza?

Pois essa foi a inusitada ideia da dupla de empresários norte-americanos Julia Collins e Alex Garden. Ela, que é especialista no segmento culinário, uniu seu conhecimento ao dele, que foi presidente de uma empresa de jogos virtuais, e o resultado foi a criação da Zume Pizza, uma pizzaria em que seres humanos e cibernéticos dividem o trabalho.

E se os pizzaiolos de carne e osso são os responsáveis pelas deliciosas coberturas, é responsabilidade dos robôs tarefas como levar as pizzas ao forno. E, novamente, a otimização da produção é um dos pontos altos da inovação. “Ao eliminar o tempo de permanência, podemos fazer a pizza com ingredientes locais, ingredientes livres de produtos químicos, de modo que os clientes não têm de comprometer a qualidade por conveniência”, afirma Alex Garden.

Confira, abaixo, um vídeo com alguns detalhes do processo de produção metade humano metade robótico.