Por Anderson Muller: como ter um Instagram com mais conteúdo?

O que te fez apostar nas Mídias Sociais? São diversas as possibilidades de respostas para essa pergunta, não é mesmo? Mas certamente a resposta de muitos é o coronavírus, mesmo que indiretamente. Te explico:

De uma forma ou de outro sempre tivemos a presença de marcas dentro das mídias sociais, algumas apostam em um bom relacionamento com o seguidor/cliente, outras optaram por fazer do feed do Instagram, por exemplo, um catálogo de produtos. Mas, durante a pandemia o jogo começou a virar.

Na onda do momento o Instagram é hoje a plataforma mais utilizada pelas marcas, a aposta é certeira, mas são muitas as dúvidas de como criar um conteúdo relevante dentro dessa mídia. De fato, é preciso que você entenda que o caminho é longo e que atalhos facilitadores, só irão atrapalhar a sua jornada por lá.

O primeiro passo é entender o que as pessoas esperam de uma marca dentro do Instagram. Um levantamento realizado pela agência Ipsos, que entrevistou 21 mil instagrammers em 13 países aponta que 62% dos usuários de Instagram esperam que os conteúdos sejam criativos. Já 58% espera que seja divertido. Outros 58% que sejam informativos e 57% espera que sejam conteúdos autênticos.

Tudo isso nos faz concluir que para performar no Instagram, mais do que nunca, é preciso buscar um diferencial: a sua marca é criativa, divertida e autêntica?

Ser criativo na hora de apresentar seu produto ou serviço é essencial, o despertar para a venda acontece ao passo que mostramos o quão relevante são os benefícios do nosso produto/serviço, influência é uma construção.

Já trabalhar com o humor dentro do Instagram é realmente um desafio, temos uma linha tênue entre ser divertido e passar dos limites, é preciso atenção e cuidado, mas essa não deixa de ser uma estratégia bem relevante e se você parar pra pensar quando estamos fuçando nas mídias sociais, assuntos que fazem sorrir são bem-vindos.

Uma marca autêntica gera muitos valores aos clientes e essa confiança é de extrema importância, principalmente em tempos digitais. Pense nisso!

Ainda segundo a pesquisa, são diversos os motivos que fazem os usurários utilizarem o Instagram. Para 73%, um dos motivos é justamente o de acompanhar marcas. Porém, alguns usuários apontam que o motivo para seguir marcas está mais ligado ao conteúdo do que a marca em si.

Entende a importância do seu conteúdo? Então arrasa nele!

Anderson Muller é jornalista com MBA em Marketing Digital. Vencedor do prêmio Globo de melhor produção de conteúdo, atuo como Consultor de Mídias Sociais e professor da Pós-Gradução de Marketing Digital e E-commerce do Senac Osasco e Jundiaí. Além disso, também é coordenador de produção do VIX, um dos maiores publishers do mundo com 75 milhões de seguidores.