Pesquisa aponta tendência de crescimento para o mercado brasileiro de luxo até 2023

Quem acompanha o noticiário econômico relacionado ao mercado de luxo sabe que, no último ano, apesar das oscilações do país, o segmento apresentou um crescimento considerável no país, principalmente levando em consideração a redução das vendas registradas em outros setores. Outra informação importante ligada ao setor de alto padrão é que o Brasil perdeu nos últimos anos a liderança no ranking dos maiores mercados de luxo da América Latina para o México.

Esses dois dados estatísticos devem ser fortemente impactados nos próximos cinco anos segundo uma pesquisa realizado pelo Euromonitor e divulgada recentemente. De acordo com o estudo, a tendência do mercado de luxo é crescer mais de 20% até o ano de 2023 fazendo com o que Brasil assuma a posição de líder no segmento entre os países latinos.

O estudo do Euromonitor, além de prever o bom índice de crescimento até 2023, também destaca a valorização das experiências no mercado de luxo

Um dos aspectos que levam a essa constatação foi a alta de 18% no setor registrada nos últimos cinco anos, ou seja, entre 2013 e 2018. O período, apesar de ter se caracterizada por forte retração econômica com queda até mesmo do Produto Interno Bruto nacional, foi marcado por um desempenho positivo do setor de alto padrão.

E seguindo uma tendência que vem se consolidando em todo o mundo, a previsão do estudo é que as compras de luxo ampliem sua relação com as experiências fortalecendo a ideia do “ser” no lugar do “ter”. A manifestação em termos práticos dessa ideia é que o setor automotivo, um dos mais tradicionais do segmento de luxo, deve reduzir sua participação no mercado e áreas como a gastronomia e a atividade turística deve sofrer forte aumento. Em termos de valores, segundo a pesquisa, o faturamento total do luxo relacionado com a vivência de experiências deve passar de aproximadamente 582 milhões de reais em 2018 para mais de 863 milhões nos próximos cinco anos.

Crédito das imagens: Reprodução.