Os roteiros turísticos ainda mais digitais

De acordo com a pesquisa Jornada do Viajante, realizada pela MindMiners, a duração das viagens dos brasileiros em época de férias não tende a ser muito longa. Conforme o estudo, aproximadamente dez dias é o tempo usado para conhecer um novo destino na companhia dos familiares, amigos ou mesmo sozinho.

Outra conclusão bastante interessante obtida através da pesquisa é que seguindo a tendência dos números divulgados pelo IBGE sobre acesso à internet por meio de smartphones (mais de 92% da população usa o equipamento para navegar atualmente), a maioria dos brasileiros faz pesquisas sobre o destino das férias e como chegar até lá por meio de seus telefones celulares.

Passagem e hospedagem são os itens mais procurados, seguidos por alimentação e passeios. A última preocupação do candidato a viajante é locação de veículos. Ao final das buscas online, 64% garantem contratar os serviços também por meio da internet, sem intermediários.

O relatório também conclui que a internet é a principal ferramenta tanto para quem viaja quanto para quem vende produtos e serviços de turismo no Brasil. Segundo a MindMiners, 53% dos viajantes que buscam informação sobre passagens aéreas o fazem via sites de busca; 41% procuram os melhores preços diretamente em sites de compra de passagem; e 27% acessam os sites das próprias empresas.

Na hora de pesquisar itens para a viagem, 94% o fazem via smartphone; e 82%, via notebook ou desktop. Destes, 64% garantem que fecham negócio online, sem intermediários; e 22% acabam fechando pela internet, mas só depois de ir a uma agência física e conversar com um vendedor.

Em relação à organização dos passeios, a MindMiners descobriu que 80% dos turistas entrevistados preferem criar seus próprios roteiros; e 39% citaram também a facilidade dos pacotes fechados. Os passeios preferidos dos brasileiros? Praias (78%); pontos turísticos históricos (77%); parques (74%); e centros de compras (61%).

Crédito da imagem: Reprodução.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.