Os novos padrões do luxo contemporâneo

04_Casa_Atlantica_Copacabana_Balcony

Dentro do cotidiano corporativo, assim como nas mais diversas áreas da vida, uma das certezas é que tudo se encontra em processo de mudança. Por mais agradável que seja manter uma zona de conforto, as mudanças insistem em acontecer.

No mercado de luxo, essas mudanças implicam em novos valores e, também, no surgimento de novos padrões e formatos de consumo. Isso fica claro através das inovações tecnológicas, já que produtos que até pouco tempo não faziam parte do dia a dia das pessoas, hoje se tornaram essenciais. Equipamentos como smartphones e tablets são, atualmente, autênticos artigos de luxo, fazendo com que as pessoas aguardem ansiosamente os lançamentos e reservem os produtos com antecedência.

Nos últimos dias, o Residencial Casa Atlântica, um edifício de alto padrão que está em fase de construção no Rio de Janeiro, ganhou destaque na mídia nacional. E o motivo principal é que a obra deve, realmente, estabelecer novos padrões para o luxo brasileiro ao oferecer o que há de melhor na orla carioca com muito luxo e requinte. Para se ter uma ideia de como o edifício será icônico, seu projeto é o único na América do Sul assinado pela mundialmente renomada arquiteta Zaha Hadid, falecida recentemente.

O mais interessante é que apesar do residencial contar com um design inovador, ambientes únicos e uma surpreendente piscina na cobertura, a principal mudança que o projeto vai agregar ao mercado brasileiro de alto padrão é, justamente, a concepção do luxo como elemento diário na vida das pessoas.

Está se consolidando de forma cada vez mais expressiva o conceito de luxo como experiência, ou seja, a vivência substituindo a acumulação. Dessa forma, o luxo também se democratiza e se torna mais presente na vida das pessoas. Afinal de contas, não é preciso viajar para longe para viver verdadeiras experiências de luxo. Um destino turístico surpreendente e um restaurante com uma gastronomia diferenciada não estão necessariamente a milhares de quilômetros de distância.

O estabelecimento de novos padrões é uma característica marcante da nossa sociedade atual e o segmento de luxo comprova que essas mudanças, na grande maioria das ocasiões, tende a agregar mais valor e democratizar de forma ainda mais acentuada a oportunidade de viver experiências marcantes que nos transformam em pessoas melhores.

Crédito da imagem: Divulgação.