Os impactos da inteligência artificial no mercado de luxo

Os investimentos em inteligência artificial deixaram de ser novidade e se tornaram uma obrigação para empresas que pretendem se posicionar como inovadoras no mercado contemporâneo. De acordo com informações divulgadas pela empresa de consultoria IDC, os gastos globais chegarão a 140 bilhões de reais este ano, o que representa um aumento de 44% em comparação a 2018.

No mercado de luxo, os investimentos em inteligência artificial também vêm se ampliando nos últimos anos, e se sua utilização é praticamente certa no futuro, como é possível aplicá-la no presente? Ações já realizadas por algumas das principais marcas do segmento mostram que as oportunidades são muitas.

A Burberry (imagem acima), por exemplo, pode ser considerada uma pioneira neste assunto e há muito tempo já oportuniza aos clientes a possibilidade do compartilhamento de dados através de diversos programas de fidelidade e recompensas e, assim, constroem um histórico permanente da evolução do cliente e sua relação com a marca. Outros ícones do setor de alto padrão, como as marcas Tommy Hilfiger e Dior, já utilizam a tecnologia de chatbots para ampliar a conexão com seus clientes, tendência que só tende a crescer nos próximos anos.

A casa de leilão Sotheby’s criou uma experiência artística imersiva em que se destacavam obras de pintores surrealistas para ampliar a interação com seus clientes

Um aspecto absolutamente interessante do uso da inteligência artificial no mercado de luxo é que ele pode ser aplicado às mais diversas situações. A conhecida casa de leilões Sotheby’s, há algum tempo, contratou designers para criar uma experiência de 360 ​​graus, traduzindo quatro obras de pintores surrealistas em uma experiência imersiva.

Enfim, exemplos não faltam de como a inteligência artificial pode ser usada de maneira positiva para gerar negócios e encantar os clientes no mercado de luxo. Previsões sobre o futuro não são fáceis, mas é certo afirmar que só as marcas que incluírem essa estratégia em seus planejamentos é que devem alcançar seus clientes e, por conseguinte, fazer sucesso.

Crédito das imagens: Reprodução.