Os benefícios das estratégias de visual merchandising no mercado de luxo

Investir em estratégias diferenciadas de marketing é uma ação primordial para as marcas de luxo. Afinal de contas, em um mercado que trabalha com produtos de alto valor agregado destinados a consumidores com elevado padrão de exigência, é fundamental que a comunicação se caracteriza pela excelência e inovação.

Nesse panorama, as estratégias de visual marketing têm benefícios já comprovados no sentido de conquistar e fidelizar os clientes. De forma resumida, o visual marketing combina elementos ligados aos universos da publicidade e da comunicação visual, e ao aliar conceitos de design de interiores, tem o objetivo de valorizar os produtos, as marcas e até mesmo os pontos de vendas.

Essas ações tem o objetivo central de consolidar e estabelecer um conceito de identidade para loja e, também, personalizar o ambiente de forma a atender as demandas dos clientes. Um bom exemplo do uso das estratégias de marketing no mercado de luxo pode ser percebido na análise das vitrines das lojas da marca criado pelo designer francês Christian Louboutin.

Enquanto as lojas varejo tradicionais do segmento de calçados tendem a colocar um grande número de modelos nas vitrines, para tentar motivar o interesse dos consumidores pela diversidade, os sapatos expostos nas vitrines das lojas Louboutin são poucos e selecionados. Possuem uma iluminação individualizada e uma ambientação que os elevam a condição de peças exclusivas ou, até mesmo, obras de arte.

Pesquisas apontam que as pessoas tem a capacidade de reter 65% da informação quando ela é apresentada através de recursos visuais de impacto, ou seja, quando realmente o conteúdo chama a atenção. Por isso, investir em visual merchandising é uma maneira assertiva de ampliar o interesse dos consumidores pelas marcas.

Outro dado interessante e que diz respeito às estratégias de visual merchandising é que de acordo com pesquisas realizadas pela Xerox, as marcas podem aumentar seu reconhecimento em até 80% através do uso de cores. Em termos gerais, isso significa que cor chama a atenção e despertar o interesse é uma etapa fundamental na jornada do consumidor.

Para ampliar os benefícios do visual merchandising é, entretanto, fundamental conhecer o perfil do público alvo. Mais importante do que elaborar uma vitrine ou uma fachada elegante e sofisticada é entender se o layout escolhido irá dialogar de maneira assertiva com os clientes e, consecutivamente, terá impacto positivo no aumento das vendas.