“Oportunidades Disfarçadas” é a dica de leitura para quem quer sair da zona de conforto

O período de reclusão tem sido de muito estudo e reflexão por aqui. Entender as necessidades e dificuldades desse período é essencial para poder construir novas projeções para o futuro. Ao menos é isso que todos pensam.

Ao me inteirar sobre o tema, no livro Oportunidades Disfarçadas – Histórias Reais de Empresas que Transformaram Problemas em Grandes Oportunidades, de Carlos Domingos, percebi que na verdade a intenção é no presente. Não há motivos para adiar ou esperar o cenário ideal.

Domingos é escritor, empresário e publicitário reconhecido por algumas criações famosas de anúncios. Ele defende que é durante a crise que surge a oportunidade de fazer e ganhar dinheiro. Mas como?

Falar a palavra crise nos gera um tremendo desconforto. Não é um período agradável ou que promova as melhores sensações. Desde o início da quarentena, muito se discute sobre esse novo tempo e todas as mudanças que serão provocadas em todos os setores. O livro se apresenta como um verdadeiro guia que desmitifica tudo isso e apresenta diversas ideias criativas e soluções autênticas nas mais diferentes situações de dificuldade.

São 200 casos reais, de empresas e empreendedores que trocaram as palavras “insegurança” e “medo” por “inovação”. Foram sete anos de pesquisa que nos ensina um novo olhar sobre a crise.

No título de Carlos Domingos é possível acompanhar o nascimento da Avon, com as mesmas diretrizes que já citei em um dos meus podcasts (A crise sob nova perspectiva). Eu cito o case o Swatch, da Nestlé e, inclusive, do Uber, fazendo a conexão que a veia empreendedora fica mais evidente e os trabalhos informais crescem pela necessidade de se desvincular de empresas que estão pausadas. E as áreas associadas à criatividade e às novas tecnologias são as que mais encontram oportunidades.

Essa dica de leitura pode te ajudar a abrir os olhos para novas circunstâncias e brilhantes ideias a fim de te proporcionar um novo ou diferente caminho.