O valor da experiência

1

As formas e os padrões de consumo estão se modificando bastante nos últimos anos. Ideias como a sustentabilidade e a vivência de experiências no lugar a acumulação, estão promovendo uma pequena revolução nas práticas do mercado.

Esse é uma das conclusões de uma pesquisa recentemente divulgada pela Momondo a respeito do perfil dos viajantes brasileiros. Segundo o estudo, os turistas nacionais continuam mais propensos a gastar em viagens do que com a aquisição de bens materiais.

De acordo com os dados divulgados, quando o assunto é empregar bem o dinheiro, o turismo é a opção favorita de 31% dos brasileiros. Despesas com comida e bebida, incluindo comer fora, aparecem em segundo lugar com 20% da preferência. Na terceira posição, com 14%, ficam os gastos com a compra de produtos de moda, como roupas, sapatos e acessórios.

 “Realizamos a pesquisa globalmente e a cada ano fica mais clara uma tendência mundial sobre a preferência do consumidor pela experiência e não pela posse. Essa mudança de categorias no Brasil, como por exemplo, o menor interesse de compra por eletrônicos e o aumento do gasto em comer bem, é um exemplo local disso”, explica Pedro Correia, responsável pela operação da Momondo no Brasil.

A maioria dos brasileiros faz um orçamento que considera o total a ser gasto com a viagem, incluindo o valor das passagens, hospedagem e também quanto será gasto durante a viagem. No geral os outros países também seguem esse modelo de planejamento, mas é interessante notar que há locais onde uma parcela considerável da população não se preocupa em se preparar financeiramente. É o caso da Áustria, da Alemanha e da Noruega.

“No Brasil, o cenário econômico vem deixando as pessoas mais cautelosas e apreensivas, mas ainda assim, os brasileiros não querem deixar de viajar. A melhor maneira de fazer isso é pesquisando e procurando opções que caibam no orçamento. As ferramentas online, como os buscadores, têm um papel fundamental nisso, permitindo que os viajantes economizem e viajem mais”, conclui Correia.