O valor da comunicação para as empresas que atuam no segmento de alto padrão

No final do ano passado uma das mais renomadas marcas italianas de moda foi o centro de uma grande polêmica. A grife lançou uma campanha publicitária para o mercado chinês com uma conotação cômica, mas a ideia não foi recebida pela mesma forma pelo público. A repercussão foi tamanha que motivou a produção de um vídeo oficial de desculpas.

O que fica claro nesse episódio e serve como lição para as organizações que atuam no mercado de alto padrão é que a comunicação é um processo delicado e que, muitas vezes, as informações podem ser percebidas e compreendidas de forma diferente por públicos diferentes.

“A comunicação nunca é um processo completamente assertivo, e o que é óbvio para mim não, necessariamente, será para o meu cliente. E o que é óbvio para o meu cliente pode não ser para mim. O óbvio precisa e tem que ser dito para evitar problemas”, define Sheyla Costa, uma das principais referências no mercado brasileiro de treinamento e capacitação.

“Uma comunicação assertiva ajuda a resolver 85% dos problemas de uma empresa” destaca Sheyla Costa

Além da comunicação externa, ou seja, aquela direcionada para os clientes e consumidores através das campanhas publicitárias, é também fundamental desenvolver a comunicação interna destinada aos funcionários, aos colaboradores e ao público diretamente relacionado com os negócios da empresa.

E a melhor maneira de promover um processo de comunicação eficiente é através da capacitação profissional, ou seja, é necessário treinar a equipe de trabalho para que as informações fluam de maneira eficaz e correta.

De acordo com Sheyla “antes de o cliente encontrar com você para uma reunião, ele já passou pelo departamento comercial, pela sua recepcionista e por outros profissionais da sua empresa. Então, é necessário se fazer uma pergunta: minha equipe é qualificada e capacitada para entender as necessidades e bem atender esse cliente? Uma comunicação assertiva, sem sombra de dúvidas, ajuda a resolver 85% dos problemas de uma empresa”.

Para entender ainda melhor o valor da comunicação para o sucesso das organizações no mundo corporativo, acesse o site de Sheyla Costa ou envie um e-mail para contato@sheylacosta.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.