O sucesso das estratégias de marketing no segmento de luxo

No dia 29 de julho publicamos aqui no Terapia do Luxo uma matéria que destacava os excelentes resultados do grupo LVMH registrados no primeiro semestre de 2019. Tendo como destaque as vendas de suas principais marcas, o maior conglomerado de luxo do mundo cresceu aproximadamente 15% na comparação com o ano anterior, o que fez o presidente da organização, Bernard Arnault, afirmar que os números ilustravam a “efetividade de nossa estratégia e a excepcional desejabilidade de nossas marcas”.

E grande parte dessa efetividade das marcas que compõe do grupo LVMH pode ser atribuída às estratégias de marketing utilizadas durante o período. E a própria organização reconheceu isso afirmando que Virgil Abloh e Kim Jones, respectivamente os designers da Louis Vuitton e da Christian Dior, através de suas visões inovadoras tiveram importância decisiva no impulsionamento das marcas.

As visões dos designers de marcas como a Louis Vuitton (imagem acima) e a entrada da marca Stella McCartney, ícone de sustentabilidade no segmento fashion, foram algumas das estratégias de marketing do grupo LVMH que contribuíram para os bons resultados da organização

Outra ação que tem ligação além de estar relacionada com a questão econômica também tem ligação direta com a área de marketing foi a inclusão da marca Stella McCartney entre as grifes do grupo. De acordo com Syama Meagher, estrategista de varejo da Scaling Retail, empresa especializada em consultoria de mercado, “em um movimento estratégico para se alinhar com a LVMH, McCartney está provando que as alianças duram apenas enquanto a marca tiver controle de crescimento e direção. A LVMH tem infraestrutura para apoiar McCartney, mas, mais importante, isso dará a ela a margem para desenvolver ainda mais sua visão”.

Os resultados expressivos desencadeados pela ação assertiva da comunicação e da publicidade do grupo fez com que o LVMH ampliasse em 15% os investimentos ligados à área de marketing. Em um mercado no qual a comunicação é uma das principais ferramentas na conquista dos clientes, o grupo mostra que está dialogando com o seu público da melhor forma possível.

Crédito das imagens: Reprodução.