O mercado de luxo sob uma perspectiva humanizada e emocional

Embora seja mais comum a divulgação dos resultados que indicam o sucesso comercial e financeiro das principais marcas ligadas ao universo do luxo, existem outras informações importantes que se relacionam com uma perspectiva mais humana e emocional do mercado que merecem igual atenção.

Dados recentes que se enquadram nessa categoria podem ser encontrados no relatório LVMH – 2018 Annual Report divulgado recentemente por um dos mais importantes conglomerados de marcas de luxo do mundo e que sintetiza de maneira objetiva algumas das principais realizações do grupo.

A própria forma com que a organização se apresenta no início do documento, afirmando se tratar de um “universo criativo de homens e mulheres apaixonados por sua profissão e impulsionados pelo desejo de inovar” atesta que o valor mais importante não é o financeiro e sim emocional, ratificando o conceito de luxo como resultado de uma experiência e não apenas de um processo aquisitivo.

O documento informa que, em todo o mundo, o grupo conta com mais de 156 mil colaboradores dedicados “a atender as necessidades de cada cliente”. Esse dado também atesta que o segmento de alto padrão é um excelente setor para o desenvolvimento econômico e gerador de riqueza e renda para milhares de pessoas em todo o mundo.

Outro dado presente no documento que vale ser destacado é a relação entre colaboradores do sexo feminino e masculino. De acordo com os dados divulgados, mais de 50% do total de funcionários é composto por força de trabalho feminina, sendo que segmentos como o de perfumes e cosméticos o total de mulheres ocupando cargos atinge 83%. Em tempos em que a as ações afirmativas deixam a teoria e entram verdadeiramente na prática, é interessante que um dos principais grupos do mundo esteja na vanguarda dessa tendência.

E unindo a sustentabilidade social com a ambiental, o grupo LVMH capacita seus funcionários através de uma Academia do Meio Ambiente, criada em 2016 e que tem como objetivo potencializar o debate sobre as melhores práticas ambientais e a tomada de decisão levando em conta o menor impacto ambiental possível.

Essas informações, presentes no documento, contribuem de maneira positiva para fortalecer a imagem do setor de luxo como um importante segmento social nos dias de hoje. Um setor em que atributos como tradição, exclusividade e excelência são importantes, mas, que, acima de tudo, valoriza o componente humano em todas as suas ações e criações.

Crédito da imagem: Louis Vuitton Cruise 2018/Divulgação.

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