O mercado de luxo mundial também se expressa em português

Na última semana, entre os dias 18 e 19 de abril, aconteceu a mais uma edição da Condé Nast Internacional Luxury Conference, evento anual que reúne algumas das mais conhecidas e renomadas personalidades ligadas ao universo de luxo. Neste ano, a cidade escolhida para sediar o evento foi Lisboa e, entre as principais questões debatidas estava o conceito de luxo sob a ótica das novas gerações.

Tendo como tema A Linguagem do Luxo, a edição portuguesa discutiu, entre outras pautas, como os clientes de produtos premium criam novas formas de linguagem para o mercado de alto padrão e como as barreiras culturais e de idiomas podem impactar os negócios.

“A forma como as velhas ligações históricas e coloniais criaram elos que permanecem até hoje. As relações entre os diferentes países mudaram completamente, mas o elo da língua continua e continuará a existir”, explica Suzi Menkes, editora internacional da Vogue e anfitriã do evento.

Neste ano a cidade escolhida para sediar o evento foi Lisboa, destacando que o mercado de luxo também se expressa em português

Foram ao todo mais de 20 oradores como o designer Christian Louboutin e Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Christian Dior. Entre as personalidades que marcaram presença um dos destaques foi a atriz Hillary Swank, criadora da marca Mission Statement.

O evento ressaltou a ideia de que embora o mercado de alto padrão se manifeste de maneira holística, englobando segmentos econômicos distintos, a linguagem do luxo é particular e, ao mesmo tempo, universal. Cada área, cada profissional e, principalmente, cada empresa possui um ponto de vista único e é essa diversidade de visões e propostas que torna o mercado premium tão fascinante.

É interessante perceber que, essencialmente, as estratégias são mais complementares do que excludentes, ou seja, que embora agindo de forma particular as marcas seguem uma trajetória similar em que tradição e inovação são alguns dos pilares fundamentais. Outro destaque do evento foi ressaltar que a linguagem do luxo também se manifesta em português. O português é um dos dez idiomas mais falados em todo o planeta e perceber a valorização desta língua é um motivo de celebração.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.