O mercado de luxo brasileiro em busca de uma nova estabilidade

As pesquisas sobre o mercado de luxo realizadas no Brasil, no final do ano passado e no início de 2019, indicaram que o setor cresceu nos últimos doze meses. Embora os índices de evolução tenham ficado abaixo da média global, os resultados mostraram a reação do mercado e a volta da confiança dos consumidores na aquisição de bens de alto padrão.

Na última semana, porém, uma matéria veiculada na versão digital da revista Exame destacou que o Brasil sofreu uma perda de aproximadamente 25% das marcas de luxo que atuavam no país nos últimos três anos. Além, é claro, do período de instabilidade econômica que o país atravessou nos últimos anos, a matéria destacou que alguns grupos internacionais não se adaptaram ao mercado brasileiro.

De acordo com o texto “a despedida silenciosa é resumida pelo movimento da Versace, que funcionou normalmente até o último Natal. Depois da data, ela baixou as portas de sua última loja ainda em operação no Brasil, localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e não as levantou mais. Sua partida teve algo de emblemático não apenas pelo silêncio, mas também porque, em uma longevidade rara, a marca estava no Brasil havia cerca de duas décadas”.

O momento que o mercado de luxo atravessa no país pode ser estudado e servir como referência para o futuro, tanto para as marcas internacionais que pretendem atuar por aqui quanto para os empresários locais que desejam empreender no mercado de alto padrão.

Os brasileiros tem um comportamento que, sob certos aspectos, os diferencia de muitos consumidores ao redor do mundo. A percepção dessa singularidade e, principalmente, a descobertas de maneiras de ampliar a experiência do consumidor local no processo aquisitivo são fundamentais para fazer ou continuar fazendo bons resultados em vendas.

O Brasil continua como um destino importante nos planejamentos estratégicos de muitas marcas de luxo e, enquanto o mercado brasileiro busca uma maneira de retomar sua estabilidade no setor, às marcas de luxo cabe o papel de entender cada vez melhor a realidade nacional e buscar alternativas para continuar oferecendo aos brasileiros produtos da mais alta qualidade e, dessa forma, atingirem suas metas e objetivos.

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