O mercado de alto padrão e as novas tendências de consumo

A economia contemporânea passa por um período em que as mudanças e quebras de paradigmas acontecem de maneira cada vez mais rápida. O e-commerce, por exemplo, que até pouco tempo atrás era uma ideia que não estava nas estratégias de crescimento de muitas empresas e, inclusive, era visto com desconfiança por algumas das mais importantes marcas do mundo, se consolidou de forma irreversível em todos os nichos de mercado.

E para fornecer informações para as empresas atuarem com mais segurança nesse panorama de constante mudança, a WGSN, consultoria especializada no mapeamento de tendências globais, realizou uma pesquisa que aponta os caminhos que o consumo deve trilhar a partir de 2020.

A pesquisa intitulada Consumidor Ultradinâmico indica seis tendências principais que devem influenciar os consumidores. A primeira delas é o fortalecimento do comércio virtual. O estudo aponta que aproximadamente 64% dos varejistas acreditam que a venda via dispositivos móveis já se tornou prioridade para o seu negócio.

Outro aspecto de destaque é a diminuição da confiança nas organizações. Atualmente, os clientes e consumidores se questionam de forma permanente se as informações e atitudes das marcas são exatamente aquelas que elas comunicam, ou seja, o interesse e o desejo pelas grifes permanecem igual, mas a atenção em suas práticas é cada vez maior.

Nesse momento de mudanças no relacionamento com as marcas, a valorização dos sentimentos também assume um patamar importante. Ainda que as tecnologias estejam presentes e facilitem em muito as relações comerciais, os consumidores buscam interagir de forma real com marcas. Muito mais do que usar, os consumidores vivem sua marca favorita.

O estudo também apontou a revolução da longevidade como uma tendência para o futuro. As melhorias sistemáticas na qualidade de vida faz com que as pessoas vivam mais, por isso, o varejo precisa estar preparado para atender também esse público. Se de um lado a geração millennial se consolida, na outra ponta as pessoas de faixa etária mais avançada também constituem um importante mercado global.

Por fim, mas não menos importante, estão as preocupações com o meio ambiente e o fim da posse, tendências que dialogam diretamente com as questões ligadas à sustentabilidade, ao compartilhamento de bens e ao futuro do planeta.

A análise do mapeamento dessas tendências é muito importante para todas as empresas que atuam no segmento de alto padrão. Qualquer que seja o nicho de mercado, essas tendências devem contribuir para nortear as ações das empresas e fornecer subsídios para que elas se reinventem e atendam as exigências dos consumidores modernos.

Crédito da imagem: Reprodução/Versace.

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