O luxo na moda brasileira com um toque italiano

Sandra Kanayama

Inspirada pelo seu pai, ainda durante a infância, a estilista Sandra Kanayama, formada em direito, mudou de carreira e se especializou em moda em Milão, onde todos os anos cria e fabrica suas coleções desde 2013. Em um bate papo sobre presente, passado e futuro, vamos conhecer uma promessa que fará diferença na moda de luxo no Brasil nos próximos anos.

“Escolhi produzir na Itália porque desde pequena tive a influência do design e cinema nas conversas com meu pai, que falava dos grandes atores e atrizes como Sophia Loren”, comenta a estilista Sandra Kanayama que me recebeu em seu atelier em Curitiba.

Formada em Direito, trabalhou com o pai em seu escritório familiar, inaugurado pela avó. Mas foi seu lado artístico e amor à moda que a levou a largar tudo e se especializar em Fashion Design no Instituto Marangoni em Milão. Logo depois, cursou um programa Master em Modelagem e ainda trabalhou com grandes marcas como Max Mara e Gabriele Colangelo.

Somente depois é que focou na criação da sua marca homônima e trouxe para o Brasil sua primeira coleção, chamada Escadaria, que a fez ser reconhecida inclusive na revista Harper`s Bazaar, como Ciao, Sandra!

Não parou mais. Hoje já está na quinta coleção e com projetos de expansão no mercado nacional, a começar por São Paulo.

O Brasil, por Sandra Kanayama

Mulher de decisão e profissionalismo, ao pensar em sua marca ela quer que o país a reconheça como uma empreendedora que se inspira aqui dentro, mas que vai para fora buscar a qualidade, tradição e fornecedores com mão de obra muito especializada.

“Eu sei o que minha mulher procura, e entre os desejos estão a extrema qualidade de material e profissionalismo que os artesãos de fora têm com suas peças. O Brasil ainda está no começo para o que buscamos, mas que me faz ver um campo de negócio pela frente, e que com certeza quero colaborar. Quem sabe criar uma escola ou alguma forma de incentivar que o padrão de qualidade seja equivalente às terras da Itália.”

Mulher minimalista contemporânea

Suas outras coleções, Carlo Scarpa, Concreto e Galeria, sempre foram inspiradas em tudo. “Museus, filmes e até pessoas que passam nas ruas que demonstram segurança e autenticidade. Arquitetura e Lifestyle, pessoas que ligam à moda, mas que trazem seu estilo próprio”, destaca a estilista.

Toda sua produção é feita em Milão, em um laboratório especializado que também fabrica para Dior, Lanvin, Louis Vuitton entre outras grandes marcas. Lá ela decide todos os tecidos, fornecedores, caimento, efeitos, desenhos, produção, controle de qualidade, até a exportação para o Brasil.

Aqui no Brasil ela trabalha com o su misura (sob medida em italiano) e com o mercado de noivas que está em franca expansão.

Suas mulheres sabem o que querem, são decididas, valorizam a boa modelagem, linhas retas, roupa limpa. O minimalismo é o que direciona toda sua criação e coleções.

Quem não gosta de ser especial no mercado de luxo?

Um dos assuntos mais abordados em toda conversa foi a excelência no atendimento, item que para a estilista é fundamental no relacionamento marca/cliente. Aos seus olhos, o atendimento deve ser muito exclusivo para que a mulher se sinta especial. Em seu atelier o horário é único e marcado, nunca há dois atendimentos no mesmo espaço e não somente no ato da compra, mas também em todos os ajustes necessários ao longo da vida útil de cada peça, que é um compromisso da marca com suas clientes.

Para quem está começando, por exemplo, a lembrança é que a marca cria uma imagem do que se mostra para o mercado, e que se desde o início ela se mostra como luxo, ela receberá este reconhecimento, afirma a estilista ao fim da entrevista dando dicas para quem quer se posicionar nesta área.

Para terminar, luxo é? “Uma boa pergunta. Envolve a realidade que você vive, mas para mim, é o bem-estar, conforto em todos os sentidos, onde você dorme, sua alimentação, felicidade com família, amigos”, finaliza Sandra Kanayama.

Para conhecer suas peças e espaço na cidade de Curitiba, que funcionada desde junho de 2015, somente com horários agendados diretamente através do site www.sandrakanayama.com.

 Até nossa próxima história e sucesso a todos nós!