O luxo como estratégia de segmentação

Proprietária de marcas icônicas do segmento automotivo como Maserati e Jeep, a Fiat Chrysler Automobiles anunciou no mês de maio que no mercado italiano deixará de produzir automóveis de padrão mais popular, como o Punto e o Mito, para se dedicar de forma mais efetiva aos modelos de alto padrão.

Segundo as informações de Sergio Marchionne, CEO da empresa, a ideia é reformar uma fábrica localizada em Turim e outra sediada na região de Nápoles com o objetivo de fabricar novos SUVs Maserati e Jeep.

A mudança de gestão, que foca no mercado de luxo e abandona os modelos mais econômicos que sempre caracterizaram a Fiat ao longo de sua história, mostra uma verdadeira revolução conceitual na gestão de uma marca que sempre foi uma referência mundial na produção de automóveis destinados aos consumidores dos mais variados níveis de renda.

O interesse pela segmentação no mercado de luxo é uma tendência que atravessa fronteiras. No Brasil, algumas marcas que são referências no mercado estão investindo cada vez mais nos produtos de alto padrão em busca de clientes diferenciados. A Cacau Show e a Natura, por exemplo, desenvolveram ao longo dos últimos anos de forma muito assertiva produtos destinados ao segmento premium e seus índices de crescimento demonstram o sucesso do caminho que está sendo trilhado.

Do ponto de vista corporativo, a segmentação apresenta uma série de benefícios para as empresas e marcas como a criação de uma vantagem competitiva real, a redução de riscos de investimentos em setores de baixo retorno e uma maior lucratividade no marketing através da eliminação do perfil de clientes que não possui identificação direta com os produtos.

Vale ressaltar, porém, que embora as vantagens sejam muitas, a segmentação não é a tábua de salvação de nenhum negócio. É preciso um planejamento estratégico eficiente para atuar no segmento de luxo, assim como nos demais nichos mercadológicos, e obter todas as vantagens dessa decisão.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.