O atendimento personalizado no mercado de luxo

Postagem de sábado

Caminhar por uma região ou por um shopping com as principais marcas de luxo, é um exercício interessante para compreender um pouco as particularidades do mercado. Afinal de contas, com as mais importantes grifes lado a lado e com variações de preços que muitas vezes não são significativas, qual é o principal elemento motivador para a compra de um bem de luxo ou a contratação de um serviço de alto padrão?

Na perspectiva econômica atual, talvez seja difícil responder essa questão e enumerar apenas um elemento que defina o processo de compras. Mas, é inegável que o atendimento personalizado, a simpatia dos profissionais, o conhecimento sobre os produtos e, principalmente, a boa relação com os clientes são elementos fundamentais para o sucesso das empresas de alto padrão.

E se o bom atendimento é uma exigência dos consumidores, ele também pode ser usado como uma ferramenta importante para a gestão dos negócios. Através da excelência no atendimento, por exemplo, fica mais fácil a implantação de programas de fidelidade. Ou seja, da mesma forma que o cliente ganha ao ter suas necessidades prontamente atendidas, ganham também as empresas através do aumento nos seus resultados.

Quem vivencia o mercado do luxo sabe que valores e preços tem um papel importante, mas com certeza não são elementos definidores na venda. Isso significa que o prazer de ser bem atendido por um profissional capacitado e simpático, na grande maioria das vezes, é mais importante do que uma eventual porcentagem de desconto para o fechamento de um negócio.

Por isso, a capacitação da equipe de vendas é fundamental para qualquer segmento do mercado de luxo. Quer seja um restaurante, um hotel, uma instituição financeira ou uma loja de roupa, atender bem o cliente e antecipar suas necessidades faz toda a diferença em um panorama no qual a competitividade é uma das palavras de ordem. Afinal de contas, todo mundo gosta de ser bem atendido.