Mercado de luxo brasileiro registra crescimento de 7,8% em 2018

O ano de 2018, encerrado oficialmente no último dia 31 de dezembro, sem dúvidas foi marcante para os brasileiros. Do ponto de vista empresarial, entretanto, eventos como a Copa do Mundo e as eleições presidenciais, contribuíram para desacelerar o comércio em todo o país.

Por isso, a informação recentemente divulgada pelo Euromonitor que o segmento de luxo no Brasil registrou um crescimento que totalizou quase 8% em relação ao ano anterior é motivo de comemoração. Muito mais importante do que estabelecer novas margens de lucros para as empresas que atuam no setor, o índice indica que os consumidores voltaram definitivamente a acreditar no mercado e, dessa forma, movimentar a economia.

De acordo com o relatório, um dos principais nichos mercadológicos responsáveis pelo bom desempenho do setor de maneira global foi o de automóveis. Os carros de luxo tiveram um papel estratégico e somente uma das marcas mais tradicionais do mercado, a Mercedes-Benz, acumulou um faturamento na ordem de 3,9 bilhões de dólares. Além da exclusividade, conforto e segurança foram itens essenciais no momento da compra de um automóvel de luxo no país.

Outra informação importante do estudo e que indica que a democratização do mercado de luxo é uma tendência já consolidada no território nacional é que a classe média teve um papel amplamente significativo na aquisição de bens de alto padrão.

Isso significa que, para além da ideia preconcebida de que somente os milionários é que desfrutam da aquisição de itens de melhor qualidade, diferentes classes sociais estão ampliando seu acesso e contribuindo para o crescimento do setor. Quer seja através da compra de artigos de moda, da atividade turística e até mesmo do prazer de saborear um prato refinado ou uma bebida de alta categoria, o consumo de produtos premium chegou a número maior de brasileiros no ano passado.

No balanço do mercado de alto padrão em 2018, vale ainda destacar a questão do valor das experiências que as marcas vêm propondo a seus clientes. A ideia de oferecer aos consumidores algo que vai além do produto adquirido é uma realidade em todo o país e, sem dúvidas, só tende a crescer neste e nos próximos anos.

Crédito das imagens: Divulgação Ralph Lauren.

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