Cezzane vende por 20,5 milhões de dólares

Cezzane bate recordes

Cezzane bate recordes

Uma pintura de Paul Cezanne, retratando uma cidade ao sul da França, foi vendida por 18 milhões de euros, aproximadamente 20,5 milhões de dólares, em um leilão realizado em Londres na última quarta-feira.

O quadro Vue sur L’Estaque et Le Château d’If, considerado raro na obra de  Cezanne, é uma paisagem em formato vertical e foi pintado durante uma visita a L’Estaque. A pintura, vendida em leilão da Christie, captura uma vista da colina acima da cidade, com pinheiros emoldurando telhados de terracota do porto de pesca e do Mar Mediterrâneo.

O “Chateau d’If”, que dá nome a obra, está localizado em uma das ilhas Frioul visíveis no fundo da pintura, que tinha uma estimativa de pré-venda entre oito e doze milhões de libras. Pintada entre 1883 e 1885, a obra foi comprada em 1936 pelo colecionador Samuel Courtauld e permaneceu em sua coleção particular.

Cezanne mudou-se para L’Estaque com sua família devido à eclosão da guerra Franco-Prussiana em 1870, e voltou para a cidade várias vezes. A pintura foi criada durante uma de suas últimas visitas.

A Christie's staff member poses for a photograph next to "Vue sur L'Estaque et Le Chateau d'If" by Paul Cezanne in London