As marcas muito além dos conceitos

De acordo com o professor e escritor Philip Kotler, uma das mais respeitadas personalidades que estudam a área de marketing, a marca é um nome ou símbolo que tem como principal objetivo identificar um determinado bem de consumo ou serviço e diferencia-lo de seus concorrentes no mercado.

Se a explicação é assertiva do ponto de vista conceitual, na prática as marca assumem uma dimensão muito maior. Na sociedade moderna, não é exagero afirmar que muitas marcas possuem impacto direto na vida das pessoas e, consecutivamente, nos hábitos e tendências de consumo.

Com o objetivo de elencar os principais nichos de mercado influenciado pelas grandes marcas de cada setor, a empresa norte-americana especializada em estatística de sociais e econômicas desenvolveu uma pesquisa.  E, de certa forma, o resultado final veio ao encontro das tendências que podem ser percebidas no cotidiano do mercado.

O segmento em que a influências das grandes marcas mais se mostra presente, com um total de 63% de respostas positivas entre os entrevistados, foi de smartphones. Marcas como a Apple e a Samsung, comprovadamente, possui grande peso no momento dos clientes definirem a compra de um telefone celular.

Em segundo lugar ficou o segmento de vestuário. Novamente, os dados da pesquisa não surpreenderam. Basta lembrar que grifes como a Gucci e a Dolce & Gabanna, por exemplo, vem se destacando em todo o mundo por suas estratégias focadas nos clientes e, como resultado, vem conquistando cada vez mais espaço. Para ficar somente com o exemplo da Gucci, a marca italiana teve um crescimento explosivo na ordem de 48% no ano passado. Se levarmos em conta que a instabilidade econômica é um fator presente em diversos países do mundo, os números são ainda mais surpreendentes.

Entre os demais segmentos em que as grandes empresas do setor têm papel decisivo no momento da aquisição de produtos estão áreas como a tecnologia, os automóveis, os cosméticos, o setor mobiliário e a gastronomia.

No mercado atual, as marcas estão muito além dos conceitos e possuem um papel significativo e representativo na economia e na vida das pessoas. Como já havia anunciada Steve Jobs “as  pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”.

Crédito da imagem: Reprodução Gucci.

Leave a Reply

Your email address will not be published.