Harmonizações luxuosas para celebrar com estilo o Dia Internacional da Cerveja

Na primeira sexta-feira de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. A Data, que foi criada em 2007 na cidade de Santa Cruz, na Califórnia, tem como objetivos principais saborear a bebida entre amigos e celebrar os profissionais que produzem e servem a cerveja. E como estamos no inverno, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, apresenta harmonizações entre cerveja e sabores clássico dos dias de frio para tornar a celebração ainda mais luxuosa. Confira.

Harmonização com chocolate

Seja em forma de bolo, mouse ou sobremesas mais elaboradas, o chocolate está sempre presente. Na hora do brinde, o estilo mais indicado é o Porter. O nome foi uma homenagem aos trabalhadores da região portuária da Inglaterra, grandes fãs da bebida. Com traços suaves de chocolate, essa cerveja tem um equilíbrio que tende para os aromas e os sabores marcantes.

Harmonização com pratos apimentados      

No inverno, os pratos mais apimentados ganham destaque como carne com chilli, taco e burritos. Uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto.

Harmonização com fondue

Quando se fala na estação mais fria do ano, uma das primeiras coisas que costuma ser lembrada é o tradicional fondue. O mais tradicional, de queijo, combina com cervejas do estilo Strong Ale. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Os lúpulos ingleses aromáticos dão um sabor refrescante com caráter de malte médio a alto, amargor acentuado, mas que agrada os mais exigentes paladares.

Harmonização com crème brulée

Essa sobremesa francesa feita com creme de leite fresco, gemas e baunilha, fica ainda mais adequada para ser saboreada durante o inverno. Para acompanhar, uma cerveja de trigo frutada de framboesa com amargor moderado e leve sabor da fruta.

Harmonização com sopa

Sim, apesar de parecer improvável, a sopa pode combinar com cerveja. Não é necessário que a bebida esteja estupidamente gelada, geralmente, as cervejas especiais colocam no rótulo qual é a temperatura ideal, então é só ficar atento. Para cada tipo de sopa tem um estilo mais indicado, por exemplo, a sopa de caldo-verde combina com uma India Pale-Ale, que possui ponto de equilíbrio com amargor e aroma acentuados e uma leve opalescência.

Crédito das imagens: Reprodução.