Ford vs Ferrari – o filme que mostra muito mais do que uma competição automobilística

Temos acompanhado a grande valorização da indústria cinematográfica durante esse período de quarentena. Todos em busca de filmes, séries e documentários que possam agregar conteúdo relevante para a nossa vida pessoal e profissional.

Seguindo essa tendência de comportamento, tenho procurado títulos que possam dar alguns insights estratégicos para trazer inovação e criatividade ao mundo dos negócios e, por isso, também resolvi compartilhar com vocês algumas dicas. A primeira é o filme Ford vs Ferrari.

A película de 2019 é baseada na clássica batalha pela vitória de 1966 em Le Mans, sendo uma das mais memoráveis histórias da indústria automobilística. Como o próprio título já diz, o filme retrata a passagem das duas fábricas durante um período de disputas dentro e fora das pistas, e acompanha o momento em que a Ford decidiu se reinventar como uma marca ligada à velocidade. Para isso, decide montar um carro que seja capaz de vencer a Ferrari que acumulou todas as vitórias em anos anteriores. A rivalidade não chegou a ser no mercado, já que as duas marcas sempre atuaram em segmentos diferentes.

Dirigido por James Mangold, que trouxe Matt Damon e Christian Bale como protagonistas, o longa reproduz o roteiro verídico e de forma bem fiel ao real – segundo os críticos de cinema. Eles foram indicados em 4 categorias no Oscar e levaram duas estatuetas: de Melhor Edição e Melhor Edição de Som.

Ele se “vende” como um filme para quem quer conhecer o mundo das competições automobilísticas ou para os fãs desse universo, mas eu vou além. Pra mim, a obra traz o conceito de determinação, visão e trabalho em equipe, além da ambição e a busca pela perfeição. Eles tinham um propósito e estavam completamente dedicados a fazer dar certo.

O ponto chave, para quem vai assistir com esse olhar mais estratégico, é quando o diretor de marketing da Ford entendeu o que uma marca “concorrente” estava se vendendo:

“Enzo Ferrari vai fazer historia como o maior fabricante de carros.

Por quê? Por ter construído mais carros? Não.

É pelo que os carros dele representam: vitória.

As pessoas querem um pedaço dessa vitória.”

 

Foi a partir disso que a Ford buscou pessoas alinhadas com a missão da empresa e em busca de colecionar novas conquistas.