Festival internacional de enogastronomia une sabores do Brasil e do Uruguai

Entre os dias 06 e 18 de novembro, as cidade fronteiriças de Rivera, localizada no Uruguai, e Sant’Ana do Livramento, situada no Brasil, realizam a quinta edição do Festival Binacional de Enogastronomia, evento que reforça os vínculos com a cultura e culinária dos vizinhos. Neste ano, um dos destaques é a Casa de Vinhos Binacional, um espaço reservado para degustação de produtos da Fronteira, vendendo vinhos produzidos na região, e um agradável ponto de encontro.

A programação integrará o público local, turistas e grandes Chefs através de conferências, exposições fotográficas, degustações guiadas de vinhos, passeios, além de almoços e jantares, preparados por gigantes da cozinha local, que valorizam os alimentos e produção dos vinhos dos dois países.  O evento também abrirá espaço para a produção local de azeite, carne de cordeiro e promoção do enoturismo.

Cartaz promocional do Festival Binacional de Enogastronomia

“Quando idealizamos o Festival pela primeira vez, em 2014, o objetivo era dar ao público de fronteira e turistas um evento onde pensamos a produção de alimentos e vinho como um fator de atração turística e integração sociocultural para todos”, diz Jussara Dutra, Chef e membro da organização do Festival.

Uma das atrações mais esperadas do Festival é o Jantar de Integração entre Uruguai e Brasil agendado para o dia 16, que na última edição contou com a presença de 500 pessoas na Praça Internacional para uma grande festa da culinária e vinhos. Dois outros eventos importantes são a 2ª Feira de Comida de Rua de Fronteira e a Rota Gastronômica da Fronteira integrando 11 restaurantes de Rivera e Sant’Ana do Livramento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.