Estudo aponta mercado emissor brasileiro como destaque no turismo mundial

A atividade turística possui um importante peso na balança comercial dos mais diversos países. Há nações, inclusive, que o setor tem papel preponderante no desenvolvimento econômico, sendo responsável direto pela geração de riquezas e ampliação das ofertas de emprego.

De acordo com o relatório Global Destination Cities Index: Origins, documento encomendado pela Mastercard que faz um mapeamento dos principais destinos de origem dos turistas em todo o mundo, o Brasil, lado da Argentina, são as duas nações da América Latina que se encontram entre os 20 principais mercados do setor.

O segmento brasileiro, que ocupa o 17º lugar no levantamento e o setor argentino, uma posição acima, foi destaque entre os mercados que mais fomentam o turismo ao redor do mundo. Conforme os dados revelados pelo estudo, os Estados Unidos lideram como destino preferencial dos viajantes brasileiros, com mais de 41% do interesse dos viajantes. Em território americano, as cidades mais visitantes são Nova Iorque, Orlando e Miami.

Dados revelados pela organização World Travel and Tourism Council apontam que o setor turístico, no ano passado, registrou um movimento financeiro aproximado de 8,8 trilhões de dólares em todo o mundo e foi responsável pelo geração direta de 319 milhões de postos de trabalho.