Enoturismo e boa gastronomia são destaques no Villa Santa Maria

Foi no coração do Vale do Baú, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo, que o casal Célia e Marco Carbonari construiu sua Villa Santa Maria. Em um terreno de 90 hectares, com vista para a Pedra do Baú, desde julho, recebem seus visitantes num complexo que reúne restaurante, lounges com lareira, uma loja, cave, além de cachoeira e trilhas, onde se é possível passar o dia todo apreciando o mundo do vinho, da gastronomia e a natureza.

Com projeto arquitetônico de Celia Carbonari, o Villa Santa Maria nasceu por conta dos vinhos. Com dez mil garrafas produzidas, em quatro diferentes safras, o casal Carbonari criou então um complexo com atrativos diversos, incluindo um restaurante que conta com 120 lugares. “Vinho combina com bons momentos gastronômicos”, destaca Célia. Pães caseiros, grissinis, manteigas aromatizadas, sal grosso com vinho e mel são alguns outros itens também preparados pelo chef e que podem ser consumidos à mesa ou em qualquer parte do complexo, como à beira da cachoeira.

A loja da Villa Santa Maria é uma construção de 1900, restaurada para abrigar os vinhos Brandina, vendidos exclusivamente no local, acessórios relacionados ao tema e uma curadoria de itens regionais. Por lá, é possível encontrar produtos de parceiros da região como chocolates, biscoitos, amêndoas e ainda os desenvolvidos ali, como o mel. Complementam as prateleiras sacolas térmicas para vinhos, abridores e aventais personalizados. Também é na loja que acontece a degustação de vinhos, que pode ser feita independente do restaurante conduzida pelo sommelier Cristian Pinotti, que inclui três assemblages e um varietal. Mais informações estão disponíveis no Instagram do Villa Santa Maria.