A customização e a quebra de paradigmas no mercado de luxo

No mercado de luxo, embora seja um conceito muito debatido nos dias de hoje, a customização já é uma ideia consolidada. Personalizar os produtos e os serviços conforme o gosto ou a necessidade dos clientes se tornou uma aposta certeira para algumas das mais renomadas marcas do mundo.

Se no mundo fashion essa estratégia é mais facilmente percebida, através das pinturas exclusivas em bolsas ou do serviço de confecção de trajes sob medida que algumas marcas de luxo disponibilizam a seus clientes, a customização como elemento impulsionador das vendas se estende para os mais diversos setores.

Um bom exemplo dessa realidade ganhou destaque no final do ano passado quando a Lamborghini divulgou a informação de que havia fabricado um único carro para um cliente que teve sua identidade preservada. Ainda que a fabricante italiana de automóveis esportivos de luxo não tenha revelado o valor exato do modelo, Maurizio Reggiani, diretor técnico da marca, chegou a sugerir que o custo ficou entre um e treze milhões de dólares.

Muito além do seu preço, o Lamborghini SC18 Alston, modelo fabricado de forma exclusiva, de certa forma anunciou o fim de um dos paradigmas no mercado de luxo ao tornar possível a personalização de todo e qualquer item de luxo.

Assim como ocorre no segmento automotivo, no universo náutico a customização também é cada vez mais frequente. Conforme uma matéria publicada no site da Infomoney “uma companhia de iates de Mônaco, a Dynamiq, está oferecendo a seus clientes a possibilidade de design e personalização de suas próprias embarcações. Através do shopping online, o cliente pode escolher desde a cor do iate até o tecido do sofá e o modelo do abajur”.

Vale lembrar que de forma simultânea à consolidação da personalização dos artigos e bens de alto padrão vem ocorrendo a revalorização da produção artesanal, o que indica que assim como ocorria nos primórdios do mercado, o luxo vem reassumindo uma concepção ainda mais particular e exclusiva.

Crédito da imagem: Lamborghini SC18 Alston/Divulgação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.