Conforto, moda e sustentabilidade

1

Se o conforto sempre foi uma característica amplamente desejada pelos consumidores e muito perseguida pelas principais marcas de moda do mundo, atualmente outro atributo também é cada vez mais valorizado em todas as fases do processo produtivo do mundo fashion: a sustentabilidade.

O crescente nível de exigência dos consumidores aliados à inovação técnica e tecnológica que vem permitindo a criação e o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos vem realmente revolucionando o setor de moda.

Prova dessa revolução foi o acordo recentemente fechado entre treze das mais importantes grifes do mundo para a utilização de algodão 100% sustentável até o ano de 2025.

As 13 marcas que assinaram o compromisso, entre elas a Nike, são responsáveis pelo consumo anual de aproximadamente 300 mil toneladas de algodão

As 13 marcas que assinaram o compromisso, entre elas a Nike, são responsáveis pelo consumo anual de aproximadamente 300 mil toneladas de algodão

Firmado em um evento realizado na capital inglesa que contou com a presença do Príncipe Charles, o pacto contou com algumas das mais icônicas marcas do mundo fashion como Levi Strauss & Co, Nike, M&S e H&M (foto que abre a matéria).

A decisão realmente deve provocar um efeito altamente positivo para o meio ambiente, já que as 13 marcas que se disponibilizaram a aceitar o novo desafio utilizam juntas mais de 300 mil toneladas de algodão anualmente.

“Trocar para o algodão orgânico colabora com uma agricultura mais benéfica para o meio ambiente. O cultivo do algodão orgânico tem se mostrado efetivo na redução significativa das emissões de gases que geram o efeito estufa, na diminuição do uso de água e na eliminação de praticamente todo o uso de pesticidas. Cotonicultores orgânicos cultivam uma variedade de colheitas para minimizar pragas e doenças e para manter os solos saudáveis, o que significa que os cultivadores se beneficiam também de um modo de vida mais seguro e têm acesso seguro aos alimentos” ressaltou o diretor de políticas da Soil Association Peter Melchett, organização responsável pelo encontro e por seus ótimos resultados.

Crédito das imagens: Reprodução.