Como organizar o planejamento estratégico de seu negócio em tempos de Quarentena

Em tempos de quarentena e home office,  o movimento é de literalmente produzir para observar planos e projetos sendo realizados daqui um tempo. Para algumas coisas, esse processo é simples, prático e já bem habitual de seu dia a dia e de sua empresa. Mas para novas metas e sonhos, como construir um cronograma alcançável?

Algumas dicas sempre estarão presentes nesse assunto. Independente de ser alguém iniciante na área ou se já é um gestor experiente, é importante pontuar a necessidade de alinhar metas, objetivos e a melhor maneira de concretizá-los.

A minha primeira dica é conhecimento e conteúdo: o que eu quero, como eu quero e o caminho para isso. Aquelas perguntinhas famosas do lead podem ser facilmente aplicadas nessa etapa: o que, como, onde, porque, quem, quando. Não basta apenas ter um sonho, é preciso entender como esse sonho pode ser construído e um caminho a percorrer porque muitas vezes os obstáculos não vão depender única e exclusivamente da gente e sim de outros fatores e aspectos.

A partir disso, criar um planejamento viável e por fim colocar prazo. Sem um deadline formal, é quase possível que nada aconteça. Pode ser, ainda, que nesse processo tenhamos que lidar com frustrações (por não conseguir exatamente o que queremos) e pra evitar isso é fundamental avaliar o que é a curto, médio e longo prazo e se inteirar de cada etapa.

Investir na equipe é outra dica. Dedicar no pessoal com a capacitação para que eles entendam o seu negócio, apaixonem-se pelo seu negócio, sejam fãs da sua empresa, da sua missão e valores e transmitam isso para o cliente. E depois disso investir no seu cliente, cumprindo a regra de criar relacionamento e laços para que ele seja sempre fiel.

A maior dor dos empresários é a procrastinação. Dar o primeiro passo é o começo dessa sequência. Algumas dicas práticas ajudam com isso, como por exemplo ter organização de seus dias e horários e ter isso viável, seja em aplicativos, num planner ou até num board, onde fique à vista. Aprenda a delegar funções para não acumular tarefas (por isso a importância de investir na equipe). A sobrecarga é nosso maior inimigo. Dissolva-se.