Como o biodesign está revolucionando o mercado fashion de luxo

Assim como já se tornou tradição associar qualidades como inovação, excelência e atemporalidade aos produtos e bens de luxo, um conceito que vem se consolidando cada vez mais no segmento é a sustentabilidade. Com objetivo de reduzir o impacto ambiental e, é claro, conquistar a parcela de clientes que tem a mesma preocupação, as marcas do mundo fashion criam continuamente soluções e alternativas.

E um dos principais aliados da sustentabilidade chama-se biodesign e não é exagero afirmar que ele está literalmente revolucionando o segmento de moda de alto padrão. Nessa nova realidade que alia glamour e ecologia, inovações como tecidos feitos com cascas de frutas e grãos de café ou uma seda produzida de forma vegana estão se tornando itens preferenciais na criação de coleções de muitos estilistas.

Em entrevista publicada na imprensa brasileira, o diretor criativo da Osklen, Oskar Metsavaht, destacou que “o novo luxo segue a estética da ética. Essa é uma mudança de paradigma”. A afirmação diz respeito justamente ao interesse das marcas em atender os anseios das novas gerações de consumidores. Públicos mais jovens, com destaque especial para os millennials, já tornaram fazem do biodesing um elemento decisório no momento de comprar um produto ou escolher uma marca.

O tênis Cotton + Corn, produzido pela Reebok, foi desenvolvido a partir de algodão orgânico e sua sola é diretamente derivada do milho

Uma das principais marcas esportivas do mundo, a Reebok, lançou recentemente o tênis Cotton + Corn produzido em algodão orgânico e cuja sola é derivada do milho. Outro símbolo do mercado desportivo, a Adidas, criou o Futurecraft Biofabric, tênis que é considerado 100% biodegradável.

A Salvatore Ferragamo, ícone italiano do mercado de luxo, lançou recentemente uma coleção batizada como Orange Fiber, na qual a marca refaz os passos do seu fundador e investe em materiais inovadores. A coleção é a primeira a ser produzida por uma casa de moda a utilizar exclusivamente tecidos originários da fibra da laranja.

A coleção “Orange Fiber”, lançada pela Salvatore Ferragamo, é a primeira linha de uma marca de luxo confeccionada exclusivamente com tecidos originários da fibra da laranja

Conforme a tendência que vem se consolidando no segmento fashion nos últimos anos, a sustentabilidade é uma ideia que veio para ficar e, através do exercício criativo e inovador do biodesign, os consumidores podem ter a certeza de que a moda deverá caminhar lado a lado com o meio ambiente.