Como influenciar sua rede de contatos e construir um networking estratégico

Estamos vivendo novos tempos e observando uma movimentação diferente nos últimos dias. As conexões ficaram mais fortes e mais sólidas e são elas que estão impulsionando as pequenas e médias empresas. São os relacionamentos mais fiéis que nos levam aos melhores patamares de posicionamento e relevância no mercado. Mas você vai me questionar como é possível consolidar essas ligações de um jeito que possa ser útil em diversas circunstâncias. Eu explico.

Vou sempre defender a ideia da importância de construir um networking de valor, independente da época, e se conectar com pessoas que tenham interesses semelhantes, ativar essa rede de contatos mais próxima e ver quem desse círculo também tem sintonia para cultivar nosso produto ou serviço. Os nossos amigos são os principais aliados para essa estratégia por nos reconhecer você como referência naquele determinado setor.

O comportamento “boca a boca” ainda é uma mediada extremamente eficaz e que é consequência de um trabalho bem feito. Essa é sua oportunidade de criar networking com uma pessoa ou um grupo, ou seja, ampliar sua gama de possibilidades.

Se estivéssemos em nossos dias “comuns”, eu diria que o simples ato de trocar cartão ou telefone, já é o primeiro passo para iniciar relações produtivas. É se mostrar disponível para se conectar com pessoas (o que para muitos pode até ser um desafio).

Mais importante do que criar essas conexões é não deixar essa rede adormecida, esquecida. Não adianta conquistar fãs e não dar continuidade. É preciso constância para fortalecer. Acompanhe sua rede, siga, se faça presente e real. Uma dica prática é produzir conteúdo e ter consistência naquilo, vamos oferecer o que dá suporte e qualidade para essa conexão e que ela possa gerar ainda mais contatos.

Sabendo como construir e como mantê-lo vivo, a pergunta agora é como ativar esse networking?

Dê valor ao seu produto ou serviço. Explique o que você faz e como faz, dê profundidade no seu conceito e missão. Explique cada processo a ponto de cativar as pessoas mais próximas e ter uma ponte espontânea do marketing de influência.

Se relacionar bem no mercado faz a diferença já que é através do relacionamento que vamos promover esse vínculo e trazer pessoas com a mesma afinidade para o seu negócio, seja para consumir, para admirar ou se transformar em possíveis parceiros. Mãos à obra.