Como driblar a ansiedade através dos alimentos?

Ano novo e novos projetos! Que tal então começar 2020 pensando mais no seu bem-estar? Nossas emoções são parte importante desse caminho para uma melhor qualidade de vida.
Saber equilibrá-las e até neutralizá-las, quando em excesso, é uma tarefa que passamos a dar mais atenção recentemente, através do boom do mercado de wellness. Hoje apresento aqui um pequeno passo para driblar um dos sentimentos que mais incomodam os brasileiros: a ansiedade.

Você sente que a preocupação está cada dia mais presente em sua vida? Considera que a ansiedade é uma “companheira” durante a correria entre a vida pessoal e o trabalho? O primeiro ponto a ser levantado aqui é a definição de ansiedade.
Segundo a psicanalista Cristiane Maluf Martin, a ansiedade é um transtorno mental que apresenta como características sentimentos de preocupação ou medo provocados pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa, que na maioria das vezes nem ocorre, sendo um sofrimento em vão.

A ansiedade normal todos nós, em algum momento da vida, podemos apresentar, seja antes de uma entrevista de emprego, de uma prova ou até mesmo de um encontro com aquele crush que você está de olho faz um bom tempo! Só que podemos considerar a ansiedade uma patologia quando os sintomas são exagerados. Por exemplo, uma preocupação excessiva, a inquietude e a sensação de pânico que interfere na rotina de uma pessoa – seja no campo profissional e/ou afetivo.

Caso você pense que o seu quadro já esteja mais avançado do que uma mera ansiedade esperada, o ideal é procurar ajuda médica, claro! Com saúde mental não se brinca! Através de médicos e terapeutas capacitados é possível fechar um diagnóstico e tratamento. Mas se você está apenas tentando segurar a ansiedade normal, que antecede algum acontecimento importante da sua vida, existem alguns passos simples a fazer que facilitam o processo de retomada do equilíbrio.

Talvez o mais curioso deles esteja bem na sua frente, no mínimo três vezes ao dia, e você nem se deu conta ainda! Sim, estou falando da alimentação!

Conheça os alimentos que te ajudam a ficar mais tranquilo e os que pioram o quadro ouvindo o podcast Paulatinamente.  Por lá, além de mim, a nutricionista clínica e esportiva Christiane Bergamasco, da clínica da Dra. Cristiane Coelho, de São Paulo, conta como agir:
E fiquem ligados, pois no próximo Paulatinamente eu vou abordar outro tema bem popular por quem quer uma vida cheia de qualidade.

Até lá!

Produção e edição: Origina Conteúdo.
Trilha sonora: Music Solution.