Como a inteligência artificial pode impactar o segmento turístico

A inteligência artificial é uma área do desenvolvimento tecnológico que mais avança. Em praticamente todos os segmentos de mercado já é possível perceber o uso dessa ferramenta na melhoria dos processos, na ampliação das ideias de sustentabilidade e, principalmente, na satisfação dos clientes.

No segmento turístico, porém, há quem ainda tenha dificuldade em perceber de que forma a inteligência artificial pode impactar positivamente o setor e potencializar as experiências dos visitantes e turistas. Se há pouco tempo as viagens precisavam ser planejadas em uma visita até a operadora ou agencia de viagem, atualmente os mais diversos destinos estão a um clique de distancia.

De acordo com Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus Brasil, é absolutamente “seguro dizer que todas as etapas do planejamento de uma viagem podem melhorar cada vez mais com a inclusão crescente de inteligência artificial. A análise preditiva, que é a capacidade que os sistemas de sites e companhias têm de prever quais são as suas preferências de viagens baseada no conteúdo que você consome na internet, é uma delas. Pode parecer mágica ver em seu navegador um anúncio de um pacote de viagens para Paris minutos depois de ter procurado por hotéis na França ou curtido fotos da Torre Eiffel no Facebook, mas não é – isto é inteligência artificial”.

Outro aspecto destacado por Paulo é a capacidade de aprendizado dos equipamentos, item fundamental no processo de IA e que tem implicação direta no setor de viagens. “Ao observar o comportamento dos clientes nas reservas de viagens, por exemplo, o próprio sistema vai se moldando para atender da melhor forma os usuários. Saber que determinado usuário assiste a muitos programas coreanos e sempre sai de férias em maio, mês das noivas, pode munir uma agência de viagens de contexto e capacidade para oferecer a este cliente uma viagem para Seul com descontos e regalias exclusivas para quem vai casar, por exemplo” observa.

Os sistemas de inteligência artificial estão, definitivamente, revolucionando os negócios em todas as áreas de atuação. No setor turístico, as operadoras e prestadores de serviços que melhorem se prepararem para essa revolução, certamente, são as que obterão mais sucesso em longo prazo.

Crédito da imagem: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.