Como a diversidade e a inclusão se tornaram conceitos fundamentais no mercado de luxo

Pesquisas divulgadas recentemente apontam que os novos consumidores, e de forma especial a geração millennial, serão cada vez mais importantes dentro do mercado de luxo. E para atender as demandas e anseios dessa faixa de consumidores, conceitos como sustentabilidade, diversidade e inclusão estão se tornando ideias cada vez mais valorizadas pelas marcas de alto padrão.

Nesse panorama, uma grife que ilustra de forma perfeita essa nova visão em busca da inclusão no mercado de luxo é a Gucci. A grife italiana, seja através do lançamento de coleções sem gênero ou de campanhas publicitárias que apostam em modelos que se afastam dos padrões tradicionais de beleza, consolida da ideia que a moda precisa ser ainda mais plural e democrática.

As ações da Gucci no sentido de ampliar a diversidade e potencializar a inclusão social não são novidades. No ano de 2013 a grife italiana lançou o projeto “Chime for Change” cujo objetivo fundamental era fortalecer os debates ligados à diversidade e à igualdade. Ao longo do tempo, um total de mais de 570 mil pessoas se beneficiaram com a iniciativa e mais de 15 milhões de dólares foram investidos em ações sociais direcionadas a essa temática.

Outra forma que as marcas de luxo encontraram para incluir novos consumidores foi o lançamento de coleções direcionadas a públicos específicos. Um bom exemplo dessa prática foi a coleção lançada em 2016 pela Dolce & Gabbana com peças destinadas às mulheres mulçumanas. Aliando as referências tradicionais da marca italiana com cores neutras e aplicações de rendas, os looks tinham o objetivo de elevar ao papel de protagonista um público constantemente negligenciado pelo universo da moda.

Outra grife ícone do segmento de alto padrão, a britânica Burberry, desenvolve inclusive um programa interno que educa e treina seus colaboradores sobre diversidade e inclusão. A busca por uma sociedade mais justa e igualitária é um desejo de todos e algumas das principais marcas de luxo do mundo mostram que estão fazendo sua parte.