Cinco curiosidades sobre o atendimento no mercado de luxo

Sob diversos aspectos o mercado de luxo é um segmento econômico semelhante a muitos outros. Porém, quando pensamos no atendimento aos clientes, as coisas mudam bastante e diversas particularidades podem ser percebidas no setor. Confira, abaixo, cinco curiosidades que tornam o atendimento no segmento de alto padrão um verdadeiro luxo.

01) A utilização de luvas pela equipe de vendas

Muitos bens de luxo como joias, relógios e até mesmo bolsas podem ser entendidas como verdadeiras obras de arte devido a todos os processos que envolvem sua fabricação. Para ampliar essa ideia de raridade e exclusividade, a equipe de vendas de muitas marcas utiliza luvas no momento de manipular os artigos.

02) A valorização das experiências do consumidor

Entrar em uma loja de luxo é uma sensação única quer seja na França ou no Brasil. Por isso, é fundamental que tanto a ambientação dos espaços físicos quanto a excelência da equipe de vendas sejam semelhantes onde quer que o cliente esteja.

03) A importância do atendimento personalizado

Determinados itens de luxo podem custar muito dinheiro, por isso, quem está disposto a desembolsar um grande valor por um produto deseja ser tratado de forma exclusiva e não se sentir apenas mais um comprador. Assim, o atendimento personalizado é importantíssimo para a conquista e a fidelização de clientes no segmento de alto padrão.

04) A criação de espaços multissensoriais

Ainda que a visão seja o sentido mais importante no processo aquisitivo, é preciso criar ambientes que potencializem todos os cinco sentidos humanos. Uma música agradável ou um aroma suave e refrescante promovem a sensação de bem estar e podem ter um papel significativo em uma próxima compra.

05) O atendimento profissional deve ficar acima da amizade

No mercado brasileiro é comum que os cliente criem laços de amizade com os profissionais que atuam em suas marcas favoritas. Entretanto, é essencial que a relação seja, acima de tudo, profissional. Carinho e afeto podem existir e são até mesmo desejáveis, mas o atendimento é uma atividade comercial e deve seguir os protocolos adequados.