As mais valiosas marcas de luxo e o que elas dizem sobre o mercado

Na última semana foi destaque na imprensa brasileira e mundial a divulgação da nova relação das marcas de luxo mais valiosas do mundo de acordo como ranking BrandZ. Sem muitas novidades e pelo 14º ano consecutivo a Louis Vuitton é apontada como a número um, com um valor estabelecido em aproximadamente 47,2 bilhões de dólares. Na segunda posição, está a Chanel, avaliada em 37 bilhões de dólares e, completando o pódio, em terceiro lugar está a Hermès, cujo valor de mercado é de 31 bilhões de dólares.

Embora a expressividade dos números por si só seja um assunto que possibilite diversas observações, especialmente considerando-se o fato do segmento de alto padrão apresentar crescimento em comparação a outros setores estagnados devido à instabilidade econômica em muitos países, o ranking permite algumas análises concretas sobre o mercado de luxo contemporâneo.

A primeira delas é a liderança absoluta das marcas europeias no setor. As três marcas destacadas acima, por exemplo, pertencem a um mesmo país: a França. Entre as dez marcas mais valiosas do setor todas são oriundas do velho continente e, além da França, que ainda conta com a Cartier, a Dior e a Yves Saint Laurent, destaca-se a Itália com a Gucci e a Prada na seleta relação.

Outro ponto importante é que as grifes apontadas como as mais valiosas do setor expressam de maneira objetiva os principais atributos do mercado de luxo. Atemporalidade, excelência, universalidade, originalidade e tradição são características presentes nos mais diversos produtos fabricados por essas marcas, produtos esses que, por sua vez, são sinônimos do que existe de melhor quando o assunto são os bens de luxo.

Além disso, está o fato de todas essas marcas serem referência na capacidade de se comunicar com seus públicos, especialmente através das redes sociais. De acordo com Elspeth Cheung, uma das responsáveis pela pesquisa, “embora o número de pessoas capazes de comprar produtos de luxo permaneça limitado, a mídia social está expandindo a oportunidade para que mais pessoas apreciem marcas de luxo”.

Prever se essas marcas continuarão ainda por muito tempo nas primeiras posições do ranking é uma especulação desnecessária. O importante é entender o que elas dizem sobre o mercado na atualidade e como é possível utilizar seus exemplos e lições para potencializar os negócios do setor.

Crédito da imagem: Louis Vuitton Women´s Spring-Summer 2019/Divulgação.

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