A arte como fonte de inspiração para o turismo

Se o Brasil é conhecido internacionalmente pela importância de sua música, pela relevância da sua literatura e até mesmo pela crescente qualidade de suas obras cinematográficas, outro gênero artístico muito conhecido no país ganha cada vez mais espaço no mercado internacional: as novelas.

Compondo um dos principais formatos televisivos produzidos no Brasil, as novelas têm impacto nos mais diversos setores como a moda e do comportamento social. Atualmente, elas também influenciam um importante setor do universo do luxo: o turismo.

Essa é a conclusão de uma análise elaborada pelo Kayak, ferramenta de planejamento de viagens, que identificou um crescimento superior a 500% em algumas cidades que aparecem na trama das novelas. Confira alguns dos destinos que se potencializaram após ganharem as telas da televisão.

Salvador

Ambientada em Salvador, a novela Segundo Sol trata de personagens que buscam um recomeço e explora temas característicos da Bahia, como axé e candomblé. 50 dias após sua estreia, as buscas por Salvador tinham aumentado 112% em relação aos 50 dias anteriores.

Tocantins

Tendo como alguns de seus protagonistas Thiago Fragoso e Grazi Massafera, a novela O Outro Lado do Paraíso teve como cenário o estado do Tocantins. Além da capital, Palmas, muitas cenas foram ambientadas no Parque Estadual do Jalapão, principal ponto turístico do estado. Após sua estreia, as buscas aumentaram 80% em relação aos 50 dias anteriores.

Austrália

A Austrália foi palco dos primeiros episódios da novela Totalmente Demais, baseada na peça Pigmalião e na minissérie Sex Appeal, e que trata de temas como violência sexual e psicopatia. As buscas pelo país estavam 19% maiores nos 50 dias seguintes à estreia do que nos 50 anteriores, ainda que apenas um pequeno trecho da novela tenha sido ambientado lá.

 Roraima

 Império foi uma telenovela brasileira ambientada, em parte, no Monte Roraima, visitado por seu escritor. O enredo trata de temas como ambição, enriquecimento e inveja e o cenário que serviu de pano de fundo para a trama conquistou o interesse dos brasileiros: 50 dias após a estreia, havia 525% mais buscas por Roraima do que nos 50 dias anteriores.

Crédito das imagens: Reprodução.

Leave a Reply

Your email address will not be published.