Amor e Luxo

slieve-background-wedding-1

No mês de maio, a primavera atinge a sua plenitude nos países do hemisfério norte. O renascimento das flores, que enfeita e embeleza a paisagem, torna o período mais bonito e emotivo. É inquestionável que o mês tem a alma feminina, não é a toa que no segundo domingo de maio se comemora o dia das mães. A beleza e a sensibilidade deste momento único no ano são responsáveis pela predileção das noivas em realizar a cerimônia de casamento.

Mesmo que a modernidade se empenhe em mudar as coisas, o casamento ainda é uma tradição que encanta e fascina. Não é por acaso que o matrimônio se caracteriza, especialmente, pelo sentimento de renúncia: cada um dos noivos abre mão da sua felicidade individual e se compromete em viver para fazer o seu cônjuge feliz.

O casamento, desde os seus registros mais antigos, caminha lado a lado com o luxo. Os relatos dos primeiros rituais de matrimônio contam que os noivos eram preparados com banhos especiais e óleos aromáticos antes da cerimônia. Qualquer semelhança com os tratamentos de beleza no famoso “Dia da Noiva” não é mera coincidência. Se a instituição foi abalada pela revolução sexual da década de 1960, hoje o casamento tem um papel bem definido na sociedade contemporânea.

De acordo com a tese Do consumo de luxo à demonstração do laço afetivo: a nova face do casamento, de autoria de Luciane de Deos Fontoura, a cerimônia de casamento “é a demonstração social que signfica compromisso. Ao expressar verbalmente a uma pessoa que a ama isso gera um impacto significativo. A celebração deste momento é considerada como uma retribuição dos novios aos convidados pelo carinho, atenção e bençãos recebidas por essas pessoas que fazem parte da vida do casal e são importantes para eles, que são a família e amigos. A cerimônia de casamento, expressa a identidade dos noivos. Sendo o consumo de luxo visto como uma forma de distinção social, podendo unir a este conceito a ideia de que a concepção desta celebração está vinculada ao gosto e estilos de vidas dos nubentes.”

É justamente com o objetivo principal de agradar o estilo dos noivos e, principalmente, realizar todos os sonhos das noivas, que as cerimônias de casamento se tornaram verdadeiros pontos de encontros dos serviços e produtos de luxo.

Para todas as etapas do casamento é possível, e permitido, sonhar com o que de melhor existe no mundo dos desejos realizados. Desde o “save the date” de chocolate até os convites banhados a ouro com caixas produzidas artesanalmente que lembram verdadeiras obras de arte repletas de beleza e suavidade, o casamento moderno é sinônimo de puro luxo.

Ainda que todos os olhos estejam voltados para a noiva, que é a verdadeira protagonista da celebração, com os belíssimos vestidos brancos que transformam sonho em realidade, sobra muito espaço para uma festa inesquecível. Afinal de contas, decorar o salão com lustres de cristais da francesa Baccarat ou servir os convidados com talheres de prata entalhados a ouro é um requinte que, com certeza, não se apagará da memória jamais.

Até ao noivo cabe um pouco do glamour através de ternos sofisticados que levam fios de diamante ou ouro com um detalhe importante: não brilham nem chamam a atenção demais, assim a noiva permanece sempre em primeiro plano.

O casamento entre o amor e o luxo, com certeza, há de ser eterno.