A importância do visual merchandising para as marcas de luxo

Pesquisas desenvolvidas constaram que entre os cinco sentidos do ser humano, a visão é que causa o impacto mais significativo na memória. Enquanto os outros quatro sentidos são responsáveis por apenas 25% da capacidade de memorização, somente a visão responde por um total de 75%.

Esses dados fazem com que os especialistas em marketing criem cada vez mais estratégias com o objetivo de impactar a visão dos consumidores. Nesse cenário, o visual merchandising vem ganhando bastante destaque nos mais diversos segmentos e, o mercado de luxo, não foge a essa regra.

Entre os principais elementos que compõe o visual merchandising estão a fachada e a exposição da marca, a montagem e concepção da vitrine, o layout do ambiente, a sinalização interna da loja e a organização e categorização dos produtos.

Como o mercado de luxo é composto por produtos de alto valor agregado e destinado a um público com alto nível de exigência, é necessário que essas informações sejam levadas em consideração no momento de implantar as estratégias de visual merchandising para uma loja ou boutique de alto padrão.

Os produtos e artigos devem ser valorizados ao máximo, como se fossem verdadeiras obras de arte. Essa sensação transmitida promove nos consumidores o sentimento de adquirir mais que um produto e sim, um autêntico item de luxo.

Um dos aspectos mais interessante das estratégias de visual merchandising é que elas podem ser implantadas de forma bastante otimizada. Um bom exemplo é separar os produtos por cores. Essa organização permite uma visão muito mais clara das peças e, dessa forma, o cliente se sente mais a vontade para fazer as escolhas.

Outro aspecto importante é a iluminação. Diferentemente do varejo tradicional, no qual a iluminação é ampla e igualitária em todo o ambiente, é preciso ressaltar as particularidades e singularidades dos produtos de luxo e criar fontes de luz específicas e direcionadas.

Paras lojas que atuam no mercado de luxo ou que gostariam de se posicionar no segmento, uma recomendação interessante é analisar as vitrines e as formas de exposição dos produtos nas marcas ícones do setor. Inspirara-se nas referências do mercado e desenvolver uma personalidade própria é uma ideia interessante e com muitas chances de sucesso.