A importância de conhecer o perfil dos clientes no segmento de luxo

Empresa global especializada na mensuração de dados de mercado, a Nielsen divulgou recentemente o estudo “Estilos de Vida 2019” que identifica os novos hábitos de consumo dos brasileiros. Analisando dados demográficos,  nível socioeconômico, gênero, idade e estilo de vida, o relatório exemplifica os cinco novos perfis de consumidores no país.

São eles: consciente pragmático, que segue fielmente seus hábitos e preferências; equilibrista, que busca fazer escolhas inteligentes para conseguir consumir tudo o que quer, consciente sonhador; que procura levar uma vida tranquila, na qual possa cuidar de si e do mundo; conectado, que estão sempre online e consume parte considerável do seu tempo na internet; e o aspiracional, cuja pretensão é aliar seu bem-estar próprio ao coletivo.

Essas informações são extremamente relevantes para os profissionais de marketing e empreendedores em geral direcionarem suas estratégias de acordo com seus públicos alvos. E, embora essa pesquisa não tenha sido direcionada especificamente para o mercado de luxo, ela possui um número importante de dados que podem auxiliar as marcas e empresas do setor e elaborarem seus planejamentos de negócios.

E entre esses dados a questão da mudança de percepção dos clientes no processo aquisitivo é um dos mais importantes. Diversos dos perfis identificados no estudo também encontram paralelos no setor de alto padrão e ações como aliar o bem-estar pessoal com o desenvolvimento social encontram ecos vez mais expressivos no segmento de produtos de luxo.

Ainda de acordo com o estudo, 27% dos entrevistados se enquadram na categoria equilibristas e 22% na dos aspiracionais, perfazendo os dois maiores perfis de consumidores analisados no mercado nacional. Em um mercado no qual a personalização é um dos conceitos prioritários, conhecer o perfil dos clientes é essencial e, para isso, o uso de toda informação é sempre bem vindo.

Crédito da imagem: Michael Kors/Divulgação.

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