A hora é agora: saiba como aproveitar o marketing digital a seu favor

A definição literal de marketing digital consiste num aglomerado de táticas executadas através das plataformas digitais para atingir seus objetivos. Esse conceito ganhou muitas atualizações nos últimos tempos conforme as novas tendências dos usuários e surgimento de novas redes sociais, que já nascem trazendo o seu próprio estilo de comunicação.

Estar antenado a todas as essas transformações e conseguir promover táticas específicas para cada uma delas, não é tarefa fácil. É preciso muita versatilidade para se movimentar de acordo com cada plataforma e, assim, adquirir novos clientes, atingir novos perfis de consumidores, desenvolver e posicionar uma marca e ainda estar mais próximo de seu público alvo.

O marketing digital transformou a forma como nos relacionamos com as empresas e pessoas e isso tem se mostrado cada vez mais evidente em tempos de quarentena, um período onde só temos essa possibilidade como estratégia para nos manter ativos no mercado.

E a pergunta que fica é: como desenvolver o seu plano de marketing digital?

Nesse período eu acompanhei e amadureci vários insights para aperfeiçoar cada estratégia de marketing digital. Comece motivando seu time, por exemplo, para usufruir de ideias positivas já que todos temos as mesmas inseguranças e ansiedades sobre a atual crise econômica. Sua equipe faz parte desse grupo, por isso dê estabilidade a eles. Crie treinamentos, ofereça cursos online, afinal são eles que representam sua empresa e quando tudo regularizar eles precisam estar confiantes.

Em seguida ative sua rede online e ensine seu consumidor através do conteúdo. Conte a história da sua marca ou empresa, do seu produto ou serviço, como foi fabricado, produzido, qual foi a intenção de disponibiliza-lo no mercado. O porquê ele deve comprar, consumir e qual benefício ele vai ter. Usufrua do e-commerce para gerar esse relacionamento, felicite a compra, saliente alguns métodos como frete grátis, redução do prazo de entrega. Agora, mais do que nunca, o seu cliente está ponderando qualquer tipo de compra.

Não esqueça de fazer isso através dos sentidos e da emoção. Todo e qualquer relacionamento criado nesse momento, será por um vínculo que pode estreitar ainda mais esse laço e torna-lo duradouro para ser mantido tanto no online quanto no off-line.

Tome cuidado para não exagerar nas medidas, como equilibrar o envio de lista de transmissão, fotos de produtos e promoções, mensagens a qualquer hora do dia e da noite. Esse é o momento de se conectar, mas sem abusos. Se coloque no lugar de seu cliente e identifique qual o horário ele gostaria de receber uma mensagem sua, com um conteúdo bacana para ser aplicado no dia a dia dele. Explore todas as ferramentas das mídias sociais, como o Instagram, para criar essa conexão direta com o seu cliente.

Aposte em conteúdos personalizados. Estamos vivendo a “era” do AO VIVO e isso está visível no Instagram, o que é muito bom por sinal, para acompanhar pessoas compartilhando experiências e conhecimentos. Você precisa estar lá também, mas pense em algo customizado para o seu cliente. Ele é especial para a sua empresa e você tem a oportunidade de mostrar isso a ele.

Agora é hora de “pensar for da caixinha”, como costumamos dizer. Arrisque temáticas que fujam do comum, do que seria o óbvio do dia a dia de sua empresa. Construa novas vertentes sem deixar de consolidar a missão de sua marca.