A consolidação da sustentabilidade como atributo no mercado de luxo

16

A sustentabilidade e a adoção de práticas de impacto reduzido se tornaram temas obrigatórios nas agendas estratégicas das principais empresas e organizações do mundo. O assunto ganhou tamanha visibilidade nos últimos anos que o conceito, que essencialmente diz respeito à conservação do meio ambiente através de ações planejadas, se tornou plural através da sustentabilidade ambiental, econômica, empresarial e social.

No mercado de luxo, em que uma das características fundamentais é o alto nível de exigência de seus clientes e consumidores, a ideia já se consolidou como um atributo de algumas das mais importantes de conhecidas marcas e grifes.

Diversas marcas do universo fashion, por exemplo, já anunciaram que pararam de utilizar peles de animais em suas criações. A decisão, que vem crescendo em número de empresas adeptas em todo o mundo, vai justamente ao encontro do pensamento contemporâneo de respeito aos entes naturais.

Recentemente, a Burberry deu mais um passo no sentido de ampliar a sustentabilidade no seu processo de produção. A marca britânica se comprometeu que até o ano de 2025 utilizará embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou produzidas com materiais compostáveis. E para mostrar seu engajamento, a grife inglesa eliminou a laminação plásticas de suas sacolas, o que promoveu a retirada de 20 toneladas de plástico do processo produtivo.

A decisão da Burberry comprova que a sustentabilidade pode e deve ser incorporada nos mais diversos segmentos de um negócio. Plásticos, papéis e vidros fazem parte das embalagens dos mais diversos produtos disponíveis no mercado e com a sua redução, não é só o meio ambiente que ganha, a própria sociedade também se beneficia direta e indiretamente.

Entre os atributos que definem o mercado de alto padrão a sustentabilidade talvez seja o mais recente, mas, já se tornou igualmente importante. Afinal de contas, cuidar do meio ambiente é uma atitude verdadeiramente luxuosa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.